terça, 16 de abril de 2024
Segurança

Paraná Filho pede urgência em projeto que viabiliza o armamento da Guarda Municipal

07 Jun 2018 - 14h37Por Redação
Paraná Filho pede urgência em projeto que viabiliza o armamento da Guarda Municipal - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O vereador Paraná Filho (PSB) solicitou ao prefeito Airton Garcia (PSB), durante solenidade de entrega de Pistolas Spark, Cartuchos e Sprays de Pimenta à Guarda Municipal de São Carlos ocorrida na última quarta-feira (06) no auditório do Paço Municipal, urgência no envio do Projeto de Reestruturação da Guarda Municipal de São Carlos que cria a Ouvidoria e a Corregedoria da referida instituição.

Segundo o vereador, o projeto de criação dos referidos departamentos já está pronto, mas precisa ser enviado para Câmara Municipal de São Carlos para ser votado pelos Vereadores e virar Lei, permitindo assim, que a Guarda Municipal de São Carlos finalmente seja armada.

Paraná acredita que a criação da Ouvidoria e Corregedoria será aprovada por unanimidade pelos Vereadores na Câmara, posto que, é pré-requisito da Lei para o armamento das Guardas Municipais, que tem total apoio do Parlamento Municipal.

De acordo com Paraná Filho, a vontade de armar a Guarda Municipal não é só dele ou dos demais vereadores da Câmara, mais sim, de 82% da população de São Carlos que ao ser consultada em 2016 por meio de consulta pública realizada pela Câmara se mostrou favorável ao armamento em 82,91%.

O vereador destacou, que a Guarda Municipal foi criada em 2001 pela Lei Municipal nº 12.895/01 e tem a previsão de um efetivo de 200 guardas. Porém, a Guarda Municipal de São Carlos atualmente conta com 164 guardas, sendo que 3 encontram-se afastados. De acordo com a mencionada Lei, outros 36 guardas poderiam ser contratados mediante concurso público.

Paraná Filho disse ainda, que a Guarda Municipal de São Carlos já possui 60 revolveres calibre 38 da marca Taurus, doados pela Guarda Municipal de Campinas/SP e que, os guardas municipais já estão treinados e capacitados para o uso de armas de fogo, o que demonstra que o armamento da Guarda Municipal aguarda apenas a criação da Ouvidoria e a Corregedoria.

O parlamentar finalizou dizendo que a Guarda Municipal aumenta em muito a segurança do Município, evitando muitos crimes, inclusive, dando apoio a Polícia Militar em muitas ocorrências, com apoio do Canil inclusive.

De 2017 até agora, além de pistolas, cartuchos, sprays de pimenta e coletes a prova de balas, a Guarda Municipal de São Carlos foi equipada com 2 viatura SUV Renault Duster, 10 Renault Sandero e 2 motocicletas Honda XRE 300, todos zero quilometro, e quase todos com recursos provenientes de emendas parlamentares de vereadores de São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias