sexta, 29 de março de 2024
Política

Palestra na UFSCar trata da relação entre a dívida pública e a política econômica brasileira

26 Set 2017 - 15h52Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

Na próxima quinta-feira, 28, às 19h, acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a palestra "O preço da estabilização: a dívida pública e a política econômica brasileira", com Carolina Alves, doutora em Economia e, atualmente, pesquisadora de pós-doutorado em Economia Heterodoxa na Universidade de Cambridge, Inglaterra. A pesquisadora coordena o grupo de estudos sobre financeirização da International Initiative for Promoting Political Economy (http://iippe.org/) e integra grupos de estudos do Institute for New Economic Thinking (www.ineteconomics.org).

Desde a liberalização financeira dos anos 1990, o endividamento público, por meio da emissão de títulos, tem sido usado pelos diversos governos brasileiros para, segundo eles, controlar o mercado financeiro nacional. Como resultado, assistimos a um descolamento entre o mercado financeiro e o produtivo, além da separação entre gastos públicos, política fiscal e política monetária, com todos os rebatimentos negativos derivados sobre as contas públicas e os investimentos sociais. À luz desse contexto, a expectativa é que seja possível dialogar, na palestra, sobre a relação entre a dívida pública e a política econômica nacional, a partir da provocação inicial proposta no título: o questionamento sobre o preço da estabilização de uma economia.

A realização do evento é da Unidade Especial de Informação e Memória da UFSCar (UEIM), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Universidade (SinTUFSCar) e com apoio do Arquivo Ana Lagôa. A palestra, gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas, acontece no Auditório da UEIM, no edifício do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias