sábado, 20 de abril de 2024
Legado de aprendizado

Marcos Palermo garante que cumpriu metas na Saúde

Em entrevista exclusiva ao SCA, ex-secretário lamentou apenas não colocar em funcionamento os PS's pediátricos e da mulher

16 Mar 2022 - 06h37Por Marcos Escrivani
Palermo: “Acredito deixar um legado de humanização e humildade, onde minhas ações foram de campo sempre acompanhando pacientes e servidores” - Crédito: DivulgaçãoPalermo: “Acredito deixar um legado de humanização e humildade, onde minhas ações foram de campo sempre acompanhando pacientes e servidores” - Crédito: Divulgação

Em uma entrevista exclusiva ao São Carlos Agora na noite desta terça-feira, 15, o ex-secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo pontuou sua gestão à frente da pasta durante 5 anos e 3 meses que ficou no comando.

Homem de confiança do prefeito Airton Garcia e vice-prefeito Edson Ferraz, ele disse que ficou um legado de aprendizado ao deixar a secretaria, salientando que praticamente todas as metas foram cumpridas e por este motivo avaliou sua gestão como boa.

Os dois únicos ‘senões’ na visão de Palermo é que neste período ele não conseguiu concluir duas metas pré-estabelecidas: os prontos socorros pediátrico e da mulher.

Por outro lado enfatizou que, quando assumiu, São Carlos sofria com duas UPAs fechadas (Santa Felícia e Cidade Aracy), além do município ter um alto índice de mortalidade infantil.

Comemorou o fato de colocar em funcionamento das Unidades de Saúde da Família do CDHU e do Jardim Zavaglia e ainda fazer com que a cidade fosse uma das referências no Estado, no combate à pandemia da Covid-19, tendo um dos mais baixos índices de mortalidade.

Abaixo, a entrevista completa com o ex-secretário de saúde:

São Carlos Agora - Você completou 5 anos e 3 meses como secretário municipal de Saúde. Qual a avaliação que faz neste período de trabalho na gestão Airton Garcia?

Marcos Palermo - Comecei minha gestão com duas UPAs fechadas e um alto índice de mortalidade infantil. Logo que assumi, montamos uma operação e conseguimos a reabertura das unidades de pronto atendimento, pedimos a restruturação imediata de nossa maternidade onde colocamos nossa cidade em destaque com o menor índice de mortalidade infantil do Estado. Promovemos vários mutirões de cirurgias eletivas dentre elas destacam-se as de cataratas realizadas no HEAB em Américo Brasiliense, algo que nunca ocorreu em nossa cidade. Entregamos várias obras inacabadas dentre as quais a USF do CDHU e a do Jardim Zavaglia por ser regiões de alta vulnerabilidades. Além disso quando estávamos planejando mutirões de cataratas o mundo foi surpreendido pela pandemia do SARS-CoV-II (novo coronavírus) e nesse quesito destacou-se o empenho dos profissionais da saúde com pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Carlos e USP onde nosso município se destacou com o menor índice de letalidade per capita entre as 41 maiores cidades do Estado, além do menor gasto de recursos públicos na pandemia. Enfim, acredito que foi sim uma boa gestão haja visto o reconhecimento da população através de manifestação nas redes sociais de forma positiva.

São Carlos Agora - Qual o legado que você deixa neste segmento da sociedade e qual legado você leva como aprendizado?

Palermo - Acredito deixar um legado de humanização e humildade, onde minhas ações foram de campo sempre acompanhando pacientes e servidores.

Em meu aprendizado, resumo a saúde com a necessidade de assistência e que investir em servidores públicos dando condições de trabalho se faz necessário

São Carlos Agora - Enquanto secretaria, você teve que encarar de frente a pandemia da Covid-19, o que causou uma grave crise na saúde pública. Quais foram as principais iniciativas da pasta sob seu comando?

Palermo - Quando chegou a pandemia, o primeiro caso no Estado ocorreu em São Paulo. Imediatamente informamos o prefeito Airton Garcia e pedimos o fechamento da cidade que ocorreu próximo ao dia 15 março de 2020 para que pudéssemos preparar nossos hospitais para o enfrentamento. Além disso, montamos no ginásio municipal de esportes Milton Olaio Filho, um centro de triagem para receber e estabilizar os pacientes, principalmente os graves para que fossem referenciados para os hospitais. Não optamos por hospitais de campanha, pois a complexidade desses pacientes não permitia esse tipo de recurso, mas sim atendimentos em hospitais de alta complexidade devido à gravidade dos mesmos. Ampliamos nossa capacidade de testagem para monitorar e criar ações de bloqueio para conter o avanço da contaminação por coronavírus.

São Carlos Agora - No período de pandemia, qual foi o momento mais crítico que a Saúde de São Carlos atravessou?

Palermo - Com certeza em meados de 2020, onde o Sistema Único de Saúde (SUS) colapsou em todo o estado e tivemos que ampliar os leitos e aumentar as equipes multiprofissionais para salvar vidas

São Carlos Agora - Em 5 anos e 3 meses de secretário, qual o montante de verba que trabalhou? Tais recursos foram empregados onde?

Palermo - Os recursos da saúde compreende em R$ 252 milhões, sua maioria através de convênios e distribuídos na alta complexidade MAC e na atenção básica (AB).

São Carlos Agora - Neste período, quais equipamentos e frota foram adquiridos?

Palermo - Entregamos três viaturas para o Samu no começo da gestão e duas viaturas para o transporte sanitário através do apoio parlamentar do vereador Bira a deputados.

São Carlos Agora - Particularmente, apesar de ser extenuante, deixa a Secretaria de Saúde com a sensação de dever cumprido? Por que?

Palermo - Deixo a Secretaria de Saúde com a sensação frustrante, pois meu sonho era de montar um pronto socorro pediátrico e um pronto socorro da saúde da mulher. No mais, fiz meu melhor e me dediquei. Me comprometi e levei atendimento à população de forma respeitosa e digna, além da isonomia e transparência no empenho do dinheiro público sempre com lisura.

São Carlos Agora - Futuramente, caso seja chamado novamente para um cargo público, com as baterias recarregadas, irá trabalhar prol da sociedade são-carlense? Por que?

Palermo - Minha bandeira sempre será a Saúde. Caso isso ocorra há necessidade de apoio e confiança em todas as metas desta pasta. Tendo isso aceitaria com maior o prazer, pois gosto de desafios.

São Carlos Agora - Se sente realizado como gestor público. Poder trabalhar em prol de uma população, faz bem para o espírito? Por que?

Palermo - Sempre haverá muito a apreender. Me aperfeiçoei muito e me capacitei frente a pasta. Trabalhar em prol da população sempre será uma honra, gosto de pessoas e de lidar com elas, ajuda-las sempre será um prazer. Mesmo estando fora da pasta estarei sempre militando em prol da Saúde.

São Carlos Agora – Considerações finais:

Palermo - Agradeço a Deus, minha família, POPULAÇÃO e senhor prefeito Airton Garcia e vice Édson Ferraz pela oportunidade, que foi ímpar. Elevar São Carlos a destacar-se principalmente na pandemia nos deixará eternamente na história. Como relatei anteriormente a história de minha família por tudo que passamos com a perda de nosso filho Noah nos permite a sempre lutar por uma saúde melhor é isso sempre será nosso legado.

Leia Também

Últimas Notícias