sexta, 19 de abril de 2024
Consumo de água

Malabim propõe projeto com objetivo de impedir que o ar seja calculado na conta mensal do consumidor

04 Jun 2019 - 07h50Por Redação
Malabim propõe projeto com objetivo de impedir que o ar seja calculado na conta mensal do consumidor - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na última terça-feira, 28, o vereador Malabim (PTB) protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal que dispõe sobre a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água do município.

Segundo o parlamentar petebista, o projeto tem como objetivo garantir ao consumidor o direito de instalar equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água residencial ou comercial, visto que, toda vez que o sistema de tubulação das redes de abastecimento de água é interrompido por serviços de manutenção, se faz necessário total ou parcial o esgotamento de água da tubulação. Desse modo, quando a rede é novamente operacionalizada por questões técnicas é necessário à presença de pressão proveniente de ar comprimido para que a água consiga adentrar ao sistema de distribuição, fazendo com que os hidrômetros registrem o consumo, penalizando os consumidores.

Diante do exposto, os redutores de ar surgem como dispositivos que se destinam a eliminar o ar existente em tubulações do sistema de abastecimento de água, devendo ser instalados antes dos hidrômetros e tendo como principal objetivo impedir que o ar seja calculado na conta mensal de água do consumidor, além de preservar a vida útil dos hidrômetros que giram em alta velocidade por conta do ar expelido na tubulação.

Estudos apontam que os aparelhos bloqueadores de ar reduzem os valores pagos na conta de água. Também não interferem no funcionamento normal dos hidrômetros, além de aumentarem sua vida útil e bloquear a entrada de contaminações externas. Mediante aos benefícios apresentados, Malabim acredita que se aprovado, o projeto proporcionará melhorias a população.

Leia Também

Últimas Notícias