quinta, 25 de abril de 2024
Política

Lula diz que querem tirá-lo da vida pública

15 Set 2016 - 16h07Por Natalia Scalzaretto e Eduardo Simões/Reuters
Lula durante sessão de impeachment de Dilma. Foto: Reuters/Ueslei Marcelino - Lula durante sessão de impeachment de Dilma. Foto: Reuters/Ueslei Marcelino -

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 15, um dia depois de ser denunciado pela Lava Jato, que não esperava passar pelo que tem passado e acusou os procuradores que investigam o esquema de corrupção na Petrobras de terem o objetivo de tirá-lo da vida pública.

Em declaração à imprensa em um hotel da região central de São Paulo, Lula disse que falava como "um cidadão indignado" e afirmou ter orgulho de ter criado o PT, "o mais importante partido de esquerda da América Latina".

O ex-presidente fez críticas ao que chamou de atuação pirotécnica dos procuradores na entrevista coletiva da véspera em que apresentaram a denúncia contra ele, voltou a negar ter cometido quaisquer atos de corrupção e afirmou que nunca na história do Brasil alguém foi mais fiscalizado que ele, afirmando que tem sido alvo de escrutínio desde a época que era dirigente sindical no final da década de 1970.

"Provem uma corrupção minha que irei a pé ser preso", disse Lula em seu pronunciamento, acrescentando que seus adversários já conseguiram cassar a ex-presidente Dilma Rousseff e colocar Michel Temer na Presidência e que agora, segundo ele, concluir a novela, é necessário tirá-lo da política.

"Ninguém respeita a lei nesse país mais do que eu. Ninguém acredita mais nas instituições do que eu", disse o ex-presidente.

Em tom emocionado, Lula também pediu que os procuradores da Lava Jato respeitem sua família, após sua mulher, a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, também ser denunciada pela Lava Jato na quarta-feira.

"Eu respeitaria mais a família deles do que eles respeitaram a minha", disse.

"Por favor, parem de procurar caspa onde não tem, procurem em outro lugar", disse Lula dirigindo-se aos procuradores.

Lula foi denunciado pela Lava Jato acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na investigação sobre o apartamento tríplex no Guarujá, litoral em São Paulo, e o armazenamento de seus bens, que teria sido pago pela construtora OAS.

"Me dedicaram um apartamento que eu não tenho, me dedicaram uma chácara, me dedicaram até ser o comandante do esquema de corrupção na Petrobras. Eu não tenho prova, mas tenho convicção que quem mentiu está numa enrascada", disse.

"Cada petista do país precisa começar a andar de camisa vermelha... Esse partido tem que ter orgulho, porque nunca ninguém fez mais do que nós nesse país", disse.

Leia Também

Últimas Notícias