Menu
domingo, 24 de janeiro de 2021
Política

Lucão Fernandes questiona Saúde sobre Campanha de Vacinação contra a Covid-19

28 Dez 2020 - 17h30Por Redação São Carlos Agora
Presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes - Crédito: divulgaçãoPresidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes - Crédito: divulgação

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes (MDB), solicitou informações ao Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

De acordo com o parlamentar, recentemente, o governador João Doria anunciou a chegada do terceiro lote com 2 milhões de doses prontas da vacina Coronavac, contra o coronavírus, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan e que, até o momento, o Estado já detém 3,12 milhões de doses disponíveis para uso imediato tão logo haja autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

“O governador reafirmou no dia 14 desse mês, que manterá para 25 de janeiro a previsão para o começo da vacinação contra a COVID-19 no Estado. Queremos saber se São Carlos está preparado para essa vacinação”, destacou Lucão.

Entre os questionamentos, o vereador quer saber se a cidade tem local apropriado para deixar as doses oriundas do Estado aos Municípios para a realização da campanha; se conta com carro adequado para fazer a logística de distribuição das doses de vacina às Unidades de Saúde; se há em todas as Unidades de Saúde equipamentos para o armazenamento das vacinas de rotina e das vacinas para a campanha contra a COVID-19; se será realizada a ampliação do horário das salas de vacinação para a administração das doses de vacina contra a COVID-19; entre outras.

“A produção local também já começou, com a chegada de matéria-prima para envase e rotulagem na fábrica de imunizantes do instituto e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, informou que no dia 15 de janeiro, que teremos prontas para uso 9 milhões de doses. No começo de fevereiro, 22 milhões de doses e, no dia 15 de março, outras 15 milhões. Com base em todas essas informações é importante que tenhamos as respostas para nossos questionamentos e, por fim, sabermos se estamos preparados para a campanha de vacinação contra a COVID-19”, enfatizou Lucão Fernandes.

O vereador também quer saber se além das Unidades de Saúde, será montado outros pontos na cidade para a administração das vacinas para a população; se o município dispõe de insumos para a aplicação das doses de vacinação, como seringas, agulhas, luvas, algodão, caixa para descarte das seringas e agulhas. “Além disso, a cidade tem EPIs [equipamentos de proteção individual] em quantidade suficiente para suprir necessidade dos trabalhadores que estarão atuando durante a campanha?”, indagou.


O parlamentar ressalta que o objetivo das informações é de enaltecer o brilhante trabalho da Secretaria Municipal da Saúde, em especial, do Departamento de Vigilância em Saúde no enfrentamento da pandemia de COVID-19. “Se a gente constatar que há a necessidade de buscarmos apoio junto aos órgãos competentes para que se inicie com maior celeridade a imunização de nossa população, nos colocamos à inteira disposição”, afirmou.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias