quinta, 25 de abril de 2024
Educação

IFSP de São Carlos oferecerá cursos de Engenharias Aeronáutica, Software e Administração

21 Set 2018 - 13h38Por Abner Amiel/Folha São Carlos e Região
IFSP de São Carlos oferecerá cursos de Engenharias Aeronáutica, Software e Administração - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O vereador Elton Carvalho (PSB) presidiu na tarde desta quinta-feira, 20, a 2ª Audiência Pública sobre Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O debate discutiu à ampliação e atualização do plano de oferta de cursos e vagas da unidade para os anos de 2019 a 2023.

A audiência atende a uma solicitação feita pelo vereador Elton Carvalho. A reunião debateu com a sociedade civil a criação de cursos bacharéis no IFSP. A direção do instituto propôs transformar o curso de Tecnologia de Manutenção de Aeronaves em Engenharia Aeronáutica e a criação dos cursos bacharelados de Engenharia de Software, Administração e mestrados em Administração e Ensino.

“O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara após discussão com a sociedade civil e setores representativos locais. Desse modo estamos certo de que podemos continuar contribuindo para desenvolvimento de São Carlos e região através de cursos voltados para atender o arranjo produtivo local”, declarou o diretor-geral do IFSP, Riveli da Silva Pinto.

A primeira Audiência Pública aconteceu no dia 6 de setembro.

O diretor-geral do IFSP sustentou que São Carlos configura como um polo aeronáutico e tem atraído grandes empresas da área de computação. “São Carlos se configura como segundo polo aeronáutico do país. O nosso curso de tecnologia de manutenção de aeronaves foi considerado pela ANAC o melhor curso do Brasil”, sustentou.

De acordo com Riveli, o IFSP tem alinhado cursos para atender a demanda local. “Quando abrimos um curso fazemos com que ele atenda o arranjo produtivo local. Aqui em São Carlos a área de serviço está crescendo, temos a Serasa Experian, Mapre, que empresas que podem absorver alunos nossos de cursos na área de gestão, de qualidade, administração. Também tem ONOVOLAB que atua na área de computação”, ressaltou.

O vereador Elton Carvalho avaliou com otimismo o resultado das duas audiências. “Eu fico muito feliz com os resultados que foram obtidos através das duas audiências. Foi um trabalho colaborativo onde diversas instituições tiveram a oportunidade de participar e o resultado não poderia ser melhor com a criação desses novos cursos de bacharelado e mestrados, cursos que vem de encontro com a demanda da nossa cidade e, melhor, são gratuitos”, declarou.

"Agradecemos as instituições e coloco meu gabinete à disposição sempre de decisões democráticas, transparentes e participativas”, finalizou.

Participaram da Audiência Pública também o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, Edson Duarte de Souza, da ACISC e Lauriberto, representante da Diretoria Regional de Ensino

Leia Também

Últimas Notícias