terça, 23 de abril de 2024
Saúde pública

Falta de transporte para hemodiálise: Elton Carvalho participa de reunião com o Prefeito Airton Garcia para pedir solução

“São 21 pacientes que não podem contar com o serviço de transporte para o tratamento, a falta dessa assistência pode custar vidas”

05 Jul 2022 - 14h11Por Redação
Falta de transporte para hemodiálise: Elton Carvalho participa de reunião com o Prefeito Airton Garcia para pedir solução - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Vereador Elton Carvalho (Republicanos) participou de uma reunião, nesta terça-feira 05, com o Prefeito Airton Garcia, a Secretária da Saúde, Jôra Porfírio, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde, Gustavo Curvelo, e a Diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Hospitalar, Lindiamara Soares, para pedir solução sobre a falta de transporte de pacientes para o tratamento de hemodiálise em São Carlos.

Após receber a denúncia sobre a falta de transporte para os pacientes dialisados receberem o tratamento, o parlamentar apurou que atualmente existem 21 pacientes que não podem contar com a oferta deste serviço e, também recebeu informação sobre o registro de faltas/ausências nas sessões de hemodiálise em decorrência da falta de transporte.

Em geral, os pacientes com doença renal crônica fazem hemodiálise três ou quatro vezes por semana, ou até mesmo diariamente dependendo da situação clínica do paciente, a cada sessão que não é realizada aumenta o risco do paciente apresentar problemas cardíacos, derrames, edema pulmonar e, consequentemente, o risco de morte por conta do acúmulo de líquido e toxinas no sangue.

“O tratamento de hemodiálise, que ocorre em média de duas a três vezes por semana, causa uma série de reações no paciente. Muitos apresentam problemas de locomoção e saem ainda mais debilitados do procedimento. Por isso, ampliar a capacidade do serviço urgentemente e garantir o transporte é essencial para a continuidade e o sucesso do tratamento. Viemos pedir soluções e garantir a oferta de transporte para esses pacientes” enfatizou Elton Carvalho.

Como fechamento da reunião, houve consenso positivo entre a Secretaria Municipal de Saúde, com aval do Prefeito Airton Garcia, do Secretário de Governo, Edson Fermiano, e do parlamentar.

“Apresentamos uma solução temporária que será implantada de imediato: a gratuidade do transporte público para os pacientes irem até a hemodiálise e adequação dos itinerários e horários do Serviço Integrado de Transporte Sanitário para garantir o retorno dos pacientes após o tratamento. Imediatamente também, iremos iniciar os tramites necessários para um remanejamento orçamentário a fim de viabilizar a compra de uma van adequada para solucionar esse transporte” concluiu a Secretária de Saúde, Jôra Porfírio.

 

Leia Também

Últimas Notícias