quinta, 28 de março de 2024
Educação

Em época de pandemia, Mova pode realizar campanha para ajudar alunos

Iniciativa ocorreu após educadores do Movimento de Alfabetização se reunirem de forma online com o vereador Roselei

19 Mar 2021 - 12h48Por Redação
Roselei se reúne com educadoras do Mova e decidem lançar campanha para auxiliar alunos - Crédito: DivulgaçãoRoselei se reúne com educadoras do Mova e decidem lançar campanha para auxiliar alunos - Crédito: Divulgação

Educadores do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova) e o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB), se reuniram na noite desta quinta-feira (18) para avaliar as aulas durante este ano de pandemia de Covid-19.

O encontro discutiu o tema do acolhimento dos estudantes frente às questões emocionais causadas pelos impactos da pandemia e também as dificuldades de acesso que os estudantes estão encontrando para assistir as aulas, principalmente pela falta de um aparelho celular.

Atualmente, de acordo com a coordenadora do programa, Maria Alice Zacharias, 230 alunos são atendidos por diversos núcleos espalhados por várias regiões da cidade, incluindo os distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia.

“Estamos utilizando o whatsapp para dar aulas remotas durante a pandemia”, explicou a educadora Márcia Margutti, que desde 2002 integra o Mova. “Estamos pensando na parte emocional e financeira dos nossos alunos”, salientou.

De acordo com Márcia, o Mova está desenvolvendo cursos de formação para auxiliar os educandos a ganharem uma renda extra. “E também se distraírem porque o isolamento está afetando a todos muito fortemente”, destacou.

A educadora Débora Camargo também chamou a atenção para as dificuldades financeiras dos alunos, especialmente com o fim do auxílio emergencial. “Com essa pandemia, muitos alunos precisaram vender o único celular que tinham para comprar alimentos”, contou. “Agora, não conseguem assistir às aulas", complementou.

O vereador Roselei Françoso, que há pelo menos 15 anos atua em parceria com o Mova, se prontificou em auxiliar o Mova a buscar recursos por meio de convênio para que novos cursos possam ser oferecidos. “Também vamos ajudar o Mova a lançar uma campanha de arrecadação de celulares usados”, disse o vereador.

Os educadores do Mova recebem uma bolsa de R$ 550,00 por mês para realizar as atividades de alfabetização de jovens e adultos. “Se pensarmos em dinheiro não fazemos a transformação social, precisamos dedicar todos os nossos esforços para que isso aconteça”, falou Maria Alice. Segundo ela, existem educadores do Mova que utilizam o recursos da bolsa para comprar créditos de celular dos seus alunos.

O Mova, que atualmente está com 15 educadoras, atende regiões periféricas, distritos e acampamentos de sem-terra. “Nossos professores são voluntários na maioria dos casos e toda a ajuda que recebemos é bem-vinda”, explica a coordenadora.

“O trabalho do Mova, que acompanho há anos, é extremamente bonito e necessário. O que essas educadoras fazem merece todo o nosso respeito”, salienta o parlamentar. Para Roselei, o Poder Público tem a obrigação de oferecer estrutura para que as pessoas tenham garantido o seu direito de estudar e aprender a ler e escrever. “Não é favor, é obrigação do Estado”, frisa.

Leia Também

Últimas Notícias