terça, 23 de abril de 2024
"Necessidades urgentes"

Reforma das UPAs, cirurgias eletivas e fila de colonoscopia são discutidas entre Elton Carvalho e nova secretária de saúde

"As UPAS estão em situações precárias, a fila de colonoscopia chega a 673 pessoas e os mutirões de cirurgias eletivas estão para começar"

27 Mai 2022 - 15h12Por Redação
Reforma das UPAs, cirurgias eletivas e fila de colonoscopia são discutidas entre Elton Carvalho e nova secretária de saúde - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 27, uma reunião entre o vereador Elton Carvalho (Republicanos) e a Secretária Municipal de Saúde, Denise Mello. Como principais temas, foram discutidas a necessidade urgente de melhoria nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), maior agilidade nos processos de contratação dos mutirões de cirurgias eletivas e a construção de um planejamento para “zerar” a fila de procedimentos de colonoscopia do município.

Após fiscalização realizada pelo parlamentar na noite de quinta (26) na UPA Santa Felícia, diversas irregularidades foram constatadas, nos mais variados aspectos, estrutural, operacional, logístico e gerencial. Falta de insumos, equipamentos novos nos corredores da unidade, falta de álcool gel e de insumos básicos, além da presença eminente de mofos, cadeiras quebradas e demais avarias que apontam para a necessidade urgente de uma reforma.

Já no que diz respeito as cirurgias eletivas, a secretaria de saúde está em fase final do planejamento que contemplará 1 milhão de reais revertidos em cirurgias eletivas gerais, na modalidade “mutirão”. Os recursos foram obtidos junto ao dep. federal Marcos Pereira (Republicanos).

Outro assunto que foi amplamente discutido, foram os procedimentos de colonoscopia que, de acordo com a secretaria, ficaram estagnados por dois anos, acumulando uma fila de 673 pessoas atualmente. O vereador autorizou a utilização de 400 mil reais, também obtidos junto ao dep. Marcos Pereira, para zerar a fila. 

“Nós buscamos diversas formas de auxiliar a secretaria de saúde na resolução desses problemas críticos, seja através da captação de recursos junto ao estado ou ao governo federal, como participando com ideias e sugestões mediante a análise dos cenários propostos”, disse Elton. “Eu acredito que trabalhando em conjunto, em breve teremos zerado as filas de procedimentos de colonoscopia, iniciado as reformas das UPAS e o mutirões de cirurgias eletivas serão bem sucedidos. Mesmo assim continuaremos buscando recursos para a saúde da nossa cidade”, finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias