sábado, 20 de abril de 2024
Política

Desaprovação a governo Temer diminui dentro da margem de erro, diz Datafolha

03 Dez 2017 - 13h37Por Eduardo Simões/Reuters
Foto: Agência Brasil - Foto: Agência Brasil -

 A desaprovação ao governo do presidente Michel Temer diminuiu dentro da margem de erro de 2 pontos, apontou pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste domingo, que apontou que 71 por cento dos entrevistados avaliam a gestão do peemedebista como ruim ou péssima, uma variação negativa de dois pontos em relação à pesquisa anterior, divulgada no final de setembro.

O levantamento, publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, apontou que o percentual dos que consideram o governo Temer ótimo ou bom manteve-se estável em 5 por cento. Ainda de acordo com a pesquisa, 23 por cento avaliam o governo como regular, ante 20 por cento em setembro, enquanto 1 por cento não soube responder, eram 2 por cento na pesquisa anterior.

O Datafolha apontou ainda que 60 por cento dos entrevistados esperam que a inflação vai aumentar, ante 56 por cento em setembro. Apenas 11 por cento acreditam que a inflação cairá, mesmo percentual da pesquisa anterior, e 24 por cento apostam na estabilidade da alta dos preços, contra 27 por cento na sondagem anterior.

O instituto também apontou queda no pessimismo da população em relação à retomada do emprego, embora 50 por cento ainda acredite que o desemprego aumentará, contra 53 por cento no fim de setembro. Os que apostam que o desemprego diminuirá oscilaram para 21 por cento, ante 20 por cento, e os que veem estabilidade do indicador somaram 26 por cento, ante 24 por cento.

No sábado, o instituto divulgou pesquisa sobre intenção de voto para presidente da República na eleição do ano que vem, indicando fortalecimento da liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a consolidação na vice-liderança do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que mudará de partido e deverá ingressar no Patriota, antigo PEN, para disputar o pleito.

O instituto fez 2.765 entrevistas entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Leia Também

Últimas Notícias