sexta, 19 de abril de 2024
Política

CPI da Saúde reúne-se com prefeito e secretário; cidade terá hospital de campanha, testagem e unidade Pós-Covid

25 Mai 2021 - 16h19Por Redação São Carlos Agora
CPI da Saúde reúne-se com prefeito e secretário; cidade terá hospital de campanha, testagem e unidade Pós-Covid - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Os vereadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara Municipal de São Carlos para apurar possíveis irregularidades na gestão da Secretaria Municipal de Saúde quanto ao combate da pandemia de Covid-19, participaram com o presidente da Casa, na manhã desta terça-feira (25), de uma reunião com o prefeito Airton Garcia Ferreira e o secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, no plenário do Legislativo. O encontro contou também com a participação do chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho).

Na oportunidade, o presidente da CPI, vereador Marquinho Amaral, o relator Elton Carvalho e os membros Bruno Zancheta e Dé Alvim entregaram ao prefeito o Relatório Parcial da vistoria realizada no último domingo (23) em  equipamentos públicos de saúde do município com o objetivo de verificar as condições de trabalho dos funcionários e de atendimento prestado aos pacientes vítimas da Covid-19. A comissão é composta também pelo vereador Azuaite Martins de França.

Foram visitados o  Centro de Atendimento e Triagem de Síndrome Gripal, instalado no ginásio Milton Olaio Filho,as unidades de Pronto Atendimento do Cidade Aracy e do Santa Felícia.   Os integrantes da CPI da Saúde concluíram não haver um protocolo de atendimento e transferência de pacientes e apontaram problemas na Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross), alta de estrutura  na UPA do Santa Felicia e necessidade de instalação de um Hospital de Campanha com rigoroso protocolo de atendimento e equipe técnica capacitada para atender  pacientes graves de Covid-19.

HOSPITAL DE CAMPANHA - Durante a reunião foram tomadas deliberações, anunciadas em seguida durante entrevista coletiva online concedida à Imprensa pelos integrantes da CPI e pelo presidente da Câmara, Roselei Françoso.  Entre as propostas acatadas pelo prefeito e pelo secretário estão a realização de testagem em massa no bairro Cidade Aracy, no horário das 13h às 20h, no Centro da Juventude e a implantação de um hospital de campanha com 20 leitos (10 semi intensivos e 10 de enfermaria) em local a ser definido, e instalação, nas dependências da FESC na Vila Nery, de uma unidade para recuperação de pacientes Pós-Covid, com equipe multidisciplinar. Terá continuidade a testagem de Covid no Ginásio Milton Olaio Filho e, com a ativação do Hospital de Campanha, a UPA do Santa Felícia retomará o atendimento normal.

O presidente da CPI, Marquinho Amaral e o relator, Elton Carvalho, informaram que visitas presenciais serão também feitas à Santa Casa e ao Hospital Universitário da UFSCar. Marquinho destacou a presença do prefeito à reunião na Câmara e disse que as medidas anunciadas são “conquistas da Câmara e da CPI, que com seriedade estão debatendo ideias, criticando o que está errado e trazendo soluções”. Ele agradeceu o apoio do presidente da Câmara, que tem atendido às solicitações e dado suporte aos trabalhos da CPI.

O prefeito Airton Garcia Ferreira afirmou após o encontro que “todos têm que se empenhar para ajudar a resolver ou minimizar a crise”, acrescentando que buscará a implantação do hospital de campanha.  O secretário Marcos Palermo avaliou a reunião como “muito proveitosa” e antecipou que “haverá avanços” na estrutura de atendimento de pacientes da Covid-19 no município.

OITIVA NA QUINTA-FEIRA – A CPI programou  para esta quinta-feira (27), às 10 horas, a realização da oitiva com o secretário municipal Marcos Palermo, agendada após análise de documentação enviada à análise da Comissão.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a população não terá acesso ao evento, mas poderá acompanhar ao vivo pela Rede Alesp (Canal 8 da NET), pela Rádio São Carlos (AM 1450) e pelo site, Youtube e Facebook oficiais da Câmara Municipal.

Após análise minuciosa de documentos e concluída a fase de oitivas, a CPI irá elaborar o relatório final conclusivo a ser encaminhado aos órgãos competentes para apontar responsabilidades e eventuais punições por irregularidades constatadas.

Leia Também

Últimas Notícias