sexta, 19 de abril de 2024
Policiamento preventivo

Convênio com Operação Delegada é renovada por cinco anos

27 Mai 2019 - 17h39Por Marcos Escrivani
Convênio com Operação Delegada é renovada por cinco anos - Crédito: Marcos Escrivani Crédito: Marcos Escrivani

Diariamente mais seis viaturas e 12 PMs que irão atuar no policiamento preventivo. A garantia aconteceu na tarde desta segunda-feira, 27, na Prefeitura Municipal quando aconteceu a renovação da parceria da Operação Delegada. Ao ato, na Sala dos Prefeitos, estiveram presentes o general João Camilo Pires de Campos, secretário de Estado de Segurança Pública, o prefeito Airton Garcia (PSB) e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social de São Carlos, Samir Gardini, além de autoridades públicas, policiais e vereadores.

Após a assinatura do convênio, Pires de Campos assegurou que a parceria é uma integração das forças de segurança pública que zela pela ordem dos municípios. “São forças que se reforçam e a tônica é promover operações locais e prover a segurança que a população necessita e deseja. É um trabalho em conjunto entre Estado e Município”, salientou Pires de Campos.

Indagado sobre previsões de investimentos na segurança pública para São Carlos nos próximos anos, o secretário salientou que o Governo do Estado tem um carinho diferenciado pela segurança pública. “Mas olhamos de maneira igualitária para os 645 municípios com o intuito de prover segurança. Temos vários projetos que iremos colocar em prática. Um deles é a recomposição do efetivo da PM”, salientou, ao afirmar que São Carlos na geopolítica é um Centro de Gravidade Regional. “O importante é que hoje estamos reforçando a segurança de São Carlos”.

Durante o ato oficial de assinatura, Airton Garcia salientou que a Constituição Nacional ordena que os municípios devem investir 15% do orçamento na segurança. “Mas estamos investindo aproximadamente 30%. Isso ajuda a melhorar o combate a criminalidade e a prova é que os índices em São Carlos estão em queda”, disse.

MAIS SEGURANÇA

Segundo Samir Gardini a renovação da parceria significa mais prevenção e segurança para o munícipe. Serão seis viaturas diariamente trabalhando para que as pessoas se sintam mais seguras.

“A Atividade Delegada trabalha com a segurança primária. Em bares por exemplo. Realizam operações em conjunto com a Guarda Municipal e os PMs trabalham em contraturno em relação a corporação”, disse, salientando que o convênio tem duração de cinco anos e que pode ser renovação ao final do período.

“Em 2017, quando assumi, a meta era trabalhar para investir em Segurança Pública. Criou-se uma secretaria específica, diretorias dentro da pasta, a Guarda Municipal está estruturada e investimentos em tecnologias. Vários projetos foram confiados a minha pessoa e posso dizer que se o município não tivesse a Atividade Delegada, perderia muito em segurança”, assegurou.

POLICIAMENTO PREVENTIVO

O comandante da PM em São Carlos, o capitão Paulo Roberto Nucci salientou que seis viaturas e 12 policiais militares trabalharão diariamente das 7h30 às 2h30 do dia seguinte e cabe a corporação, o policiamento preventivo, ao se referir a Atividade Delegada.

“Os PMs atuarão no comércio (bares), nos ambulantes e na perturbação do sossego público. Haverá mais policiamento e iremos trabalhar junto com a Prefeitura. Faremos um alinhamento e através de mapas estratégicos, iremos atuar nos locais onde há mais ocorrências”, pontuou o capitão da PM.

Leia Também

Últimas Notícias