sexta, 19 de abril de 2024
Saúde

Comissão se reúne com diretor da Santa Casa para tratar sobre falta de macas e problemas no setor de hemodiálise

15 Jun 2019 - 08h09Por Redação
Comissão se reúne com diretor da Santa Casa para tratar sobre falta de macas e problemas no setor de hemodiálise - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (14) o vereador e presidente da Comissão de Saúde Elton Carvalho (PSB), reuniu-se com o diretor superintendente da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, Dr. Daniel Bonini, para tratar sobre alguns serviços e demandas relacionadas à saúde pública.

Como tema central da pauta, estavam reivindicações acerca da falta de macas e dos óbitos ocorridos no setor de hemodiálise. Bonini explicou que a Santa Casa está em seu limite operacional extremo e, em algumas situações, atuando acima da capacidade disponível.

“A Santa Casa está operando no seu maior nível de atendimento já registrado. Isto é algo grave e o município precisa encontrar soluções o quanto antes. Em algumas situações, operamos além da nossa capacidade, por exemplo, na questão das macas, o ideal é que não houvesse esta necessidade, que todos os munícipes que acionassem a Santa Casa tivessem um leito adequado, as macas são medidas provisórias e emergenciais”, informou o diretor Bonini.

“Temos 7 macas, todas estavam ocupadas e acionamos o Hospital Universitário que nos emprestou mais 3. No total são 10 pessoas aguardando liberações dos leitos para serem atendidas. É importante destacar que tudo o que acontece com um paciente que não está num leito, não é registrado e, portanto, a Santa Casa não recebe por isto (exames, medicamentos, atendimento)”, destacou.

“No que diz respeito aos óbitos ocorridos no setor de hemodiálise, lamentamos profundamente conforme descrito em nossa nota oficial e somos totalmente solidários com os familiares. Foi aberta uma sindicância para apurar os fatos e o quanto antes teremos uma definição”, finalizou.

O vereador Elton, neste ato representando a Comissão de Saúde que também é composta pela vereadora Cidinha do Oncológico (SD) e pelo vereador Sérgio Rocha (PTB), agradeceu pelos esclarecimentos e salientou que serão tomadas as devidas providências.

“Após a Comissão tomar ciência dos fatos, me desloquei a Santa Casa em busca de maiores esclarecimentos. O Dr. Daniel Bonini nos explicou de forma detalhada o que está acontecendo e que, de fato é muito preocupante”, afirmou Elton. “De posse das informações, formalizaremos alguns documentos técnicos em busca de explicações junto a Prefeitura e soluções para que os problemas em questão possam ser equacionados”, concluiu o vereador.  

Leia Também

Últimas Notícias