quinta, 28 de março de 2024
Saúde

Câmara realizará audiência para discutir falta de leitos de UTI na Santa Casa

02 Mai 2019 - 15h33Por Redação
Câmara realizará audiência para discutir falta de leitos de UTI na Santa Casa - Crédito: Imagem de Sasin Tipchai por Pixabay Crédito: Imagem de Sasin Tipchai por Pixabay

A Câmara Municipal agendou para esta segunda-feira, 6, às 15h30, na sala das sessões do Legislativo, uma audiência pública com o objetivo de discutir a falta de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos.

Propositor da audiência, o vereador Lucão afirmou que a realização do debate “será de extrema importância, pois existem pacientes esperando por uma vaga de UTI e é necessário iniciar uma luta conjunta para garantir a instalação de novos leitos”.

“É preciso um esforço coletivo de lideranças políticas, entidades e a população, para buscarmos uma solução para a falta de leitos de UTI, uma vez que a Santa Casa atende mais cinco cidades que compõem a microrregião de São Carlos: Dourado, Ibaté, Ribeirão Bonito, Descalvado e Porto Ferreira”, declarou.

Outra preocupação do vereador é com o número de médicos, enfermeiros e funcionários que trabalham UTI, “pois com a implantação de novos leitos, temos que nos preocupar também, com o quadro clínico, no atendimento aos pacientes”.

Atualmente a Unidade de Terapia Intensiva é composta por 30 leitos, sendo 10 na UTI coronariana, 10 para atendimento geral, cinco infantil e cinco leitos para Neonatal.

A UTI faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (PROADI-SUS) que monitora a taxa de infecção relacionada a assistência à saúde. Lucão disse ter sido informado que a Santa Casa pleiteia para UTI, mais 15 leitos, sendo 10 leitos para adultos e 5 leitos para crianças.

A audiência pública na Câmara Municipall deverá contar com presenças de dirigentes da Santa Casa e secretários municipais de Saúde de São Carlos, Dourado, Ibaté, Ribeirão Bonito, Descalvado e Porto Ferreira, além de representantes do Hospital Universitário, Unimed, São Francisco, Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS III), OAB São Carlos, Ministério Público, Defensoria Pública e Vara da Fazenda Pública.

O evento é aberto à participação da comunidade e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (NET Canal 8) e Portal da Câmara (www.camarasaocarlos.sp.gov.br), que pode ser acessado em computadores, tablets e celulares.

Leia Também

Últimas Notícias