quinta, 28 de março de 2024
Cidadania

Câmara Municipal realiza Parlamento Jovem São-Carlense 2018

24 Jun 2018 - 09h10Por Redação
Câmara Municipal realiza Parlamento Jovem São-Carlense 2018 - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Câmara Municipal realizou nesta quinta-feira (21) a cerimônia de encerramento da segunda edição do “Parlamento Jovem São-Carlense”. Durante toda a semana, alunos de escolas do ensino médio participaram de atividades com a finalidade de conhecer e vivenciar o processo democrático no Legislativo.

O “Parlamento Jovem São-Carlense” foi instituído pela Resolução nº 297 de 2017, de autoria dos vereadores Gustavo Pozzi (PR) e Paraná Filho (PSB), e possibilita que estudantes atuem como jovens vereadores e assessores, apresentando projetos de lei e participando de uma sessão plenária simulada.

Participaram da cerimônia de encerramento e compuseram a mesa de autoridades, além do presidente da Câmara, Julio Cesar, e dos vereadores autores do projeto, a dirigente regional de Ensino, Débora Gonzalez da Costa Blanco; Paulo César Lazzarini, professor coordenador do Núcleo Pedagógico; Ana Paula Borelli Matsumoto, coordenadora regional do Programa Escola da Família; Daniel Cardoso, presidente da Comissão OAB Vai à Escola; Ana Paula e Fernando, integrantes da Comissão OAB Vai à Escola.

No primeiro encontro do Parlamento Jovem, realizado nesta segunda-feira (18), 21 vereadores-estudantes e seus respectivos assessores-estudantes assistiram a uma palestra, ministrada pelo diretor legislativo da Câmara Netto Donato, sobre as funções dos vereadores e o funcionamento do Legislativo Municipal. Nesse encontro, também houve a eleição da mesa diretora do Parlamento Jovem 2018.

Na terça-feira (19), os alunos tiveram a oportunidade de ver os vereadores em ação, assistindo à sessão ordinária da Câmara. Na quarta-feira (20), os alunos apresentaram projetos de lei e houve votação para aprovação. Na quinta-feira (21), foi realizada uma sessão plenária simulada para votação do melhor projeto. Também ocorreu a diplomação dos participantes e o encerramento da solenidade.

PROJETO DE LEI VENCEDOR

A proposta vencedora foi aquela que prevê a criação no calendário oficial do município da "Semana de Arrecadações para Instituições Filantrópicas no município de São Carlos", de autoria da aluna Luciele Fernanda Pereira, da escola Jesuíno de Arruda.

O presidente do Legislativo Municipal, vereador Julio Cesar, destacou a importância do Parlamento Jovem e de sua manutenção nos próximos anos. “Quero agradecer a todos os envolvidos no projeto. Vocês provaram que fazem a diferença. Parabéns a todos que participaram. Este é o meu último ano enquanto presidente da Câmara, mas eu quero passar recomendações para o próximo presidente, entre elas a ênfase no Parlamento Jovem para aprimorar e melhorar o que já estamos fazendo”.

AGRADECIMENTOS

Os vereadores Gustavo Pozzi e Paraná Filho agradeceram ao presidente do Legislativo municipal, à dirigente regional de Ensino, aos funcionários da Diretoria de Ensino, em especial ao Paulo Lazzarini e à Ana Paula Matsumoto, aos diretores e professores pelo empenho para a realização do projeto.

Durante a cerimônia, Paraná Filho parabenizou e motivou os alunos participantes em suas realizações futuras. “Eu quero cumprimentar vocês, jovens estudantes que serão o futuro do nosso país. Serão os futuros vereadores, vereadoras, delegados, juízes, advogados, médicos. Que vocês sempre tenham em mente que não existe o impossível, todo e qualquer obstáculo pode ser superado para quem persegue o objetivo”, disse.

Em sua fala, o vereador Gustavo Pozzi fez um apelo aos alunos participantes: “Eu quero fazer um pedido para todos vocês, alunos: nós vivemos um momento muito triste da história do nosso país, que é a crise de ética, principalmente na política. Mas, como mudar isso? Não deixando de acreditar que é possível praticar política com ética. Se nós quisermos fazer a diferença, quisermos transformar este país, não podemos desistir dele”.

Leia Também

Últimas Notícias