terça, 16 de abril de 2024
Política

Câmara de São Carlos aprova moções de repúdio ao deputado Arthur do Val por ofensa às mulheres

09 Mar 2022 - 12h58Por Redação São Carlos Agora
Arthur do Val - Crédito: (Divulgação)Arthur do Val - Crédito: (Divulgação)

A Câmara Municipal de São Carlos aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, três moções de repúdio ao deputado estadual Arthur do Val, por suas declarações sexistas sobre as mulheres ucranianas. Os documentos foram propostos pelos vereadores Raquel Auxiliadora, Azuaite França e Djalma Nery.

Raquel afirma que “o deputado Arthur do Val (conhecido como Mamãe Falei) demonstra não somente o seu machismo, mas também a falta de humanidade, respeito à dor das mulheres ucranianas neste momento de guerra, como afronta todas as mulheres no mundo”.

“O machismo é uma prática que precisa ser combatida por toda a sociedade como forma de exterminar esse mal que dilacera, tripudia e mata todos os dias mulheres mundo afora”, afirma a parlamentar, que pediu respeito às mulheres e repudiou as falas sexistas e misóginas proferidas pelo deputado.

Em sua moção, Djalma Nery - subscrita pela vereadora Professora Neusa e pelo vereador Marquinho Amaral - fez referência à viagem de Arthur do Val à Ucrânia “que vive momentos de terror em meio à invasão militar estrangeira” e repudiou a atitude do deputado conhecido como “Mamãe Falei”, que em áudios compartilhados em aplicativos de mensagem se referiu às mulheres ucranianas de forma sexista e desrespeitosa. Djalma lamentou que o deputado ao tentar se retratar “deixou mais explícito o fato de se empolgar com a vulnerabilidade de seres humanos em uma situação de terror de guerra e a naturalização do machismo estrutural que ele reproduz”.

Azuaite Martins de França, em sua moção, solicitou a punição do deputado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. “Enquanto o mundo deseja a interrupção do conflito entre Rússia e Ucrânia e que seja encontrada uma solução entre os dois países que leve à interrupção imediata da perda de vidas, o Arthur do Val proferiu ofensas contra as mulheres ucranianas e atingiu todas as mulheres”, afirmou ao classificar o ato como “ inadmissível e repugnante”.

No entender do vereador, “é papel do Poder Legislativo Estadual instalar imediatamente o devido processo disciplinar para que este deputado, que desonra o voto dos paulistas, tenha o seu mandato cassado, para que atitudes dessa ordem sejam devidamente combatidas e repelidas em nossa sociedade”.

Leia Também

Últimas Notícias