quarta, 24 de abril de 2024
Reconhecimento

Bispos D. Paulo Cezar Costa e Dom Eduardo Malaspina recebem títulos de cidadania são-carlense da Câmara Municipal

06 Ago 2019 - 07h02Por Redação
Bispos D. Paulo Cezar Costa e Dom Eduardo Malaspina recebem títulos de cidadania são-carlense da Câmara Municipal - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Câmara Municipal realizou na noite da última sexta-feira (2), na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha, uma sessão solene onde foi entregue os títulos de Cidadania Honorária do Município a Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Diocesano de São Carlos e a Dom Eduardo Malaspina, Bispo Auxiliar da Diocese.  A concessão dos títulos, oficializada por meio de decretos legislativos aprovados por unanimidade, expressa reconhecimento da comunidade à importante contribuição dos religiosos às causas sociais no município.

A sessão foi presidida pelo vereador Azuaite Martins de França, na ocasião representando o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes. A solenidade contou também com a presença de Glaziela Solfa Marques, secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, representando o prefeito;  Dirceu Brás Pano, prefeito de Américo Brasiliense e diácono permanente; Irmão Ismar Batista Martins coordenador da Associação Arautos do Evangelho; Luciano Martins de Resende, presidente do Conselho Central de São Carlos da Sociedade de São Vicente de Paulo; Padre Macos Antônio Ghidelli, vigário geral;  Irmã Suzana Maria  representando o Colégio São Carlos.  Diana Cury, ex-vereadora e presidente da Câmara Municipal, Silvio Coelho, representando a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. Os vereadores Luis Enrique Paulino Carmelo e Gustavo Pozzi foram os oradores da sessão solene, que também contou com a presença de Laíde das Graças Simões, Robertinho Mori e Roselei Françoso.

Dom Paulo Cezar Costa, natural de Valença (RJ), foi ordenado padre em 1992 e teve sua ordenação episcopal em 2010, sendo designado bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro. Membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, Bispo Referencial da Comissão Regional para os Ministérios e Vida Consagrada e Animador da Pastoral Universitária no Regional Leste 1 da CNBB, foi designado Bispo Diocesano de São Carlos em 22 de junho 2016.

Dom Eduardo Malaspina, nascido em Tabatinga (SP), teve sua ordenação sacerdotal em 1991, por 17 anos foi pároco da Paróquia de São Nicolau de Flüe em São Carlos, nomeado em 2018 bispo auxiliar da Diocese de São Carlos. É Vigário Geral da Diocese de São Carlos e Bispo Referencial da Comissão de Defesa da Vida do Regional Sul 1 da CNBB.

Atualmente a Diocese de São Carlos conta com 125 paróquias e 4 santuários, distribuídos em 29 municípios e 7 distritos do interior de São Paulo. São mais de 162 padres, cerca de 57 diáconos permanentes e 7 diáconos transitórios. Esta Igreja Particular possui uma ampla formação para os futuros Presbíteros da  Diocese de São Carlos, contemplando o Seminário Propedêutico (8), Seminário de Filosofia (15) e o Seminário de Teologia (30).

Leia Também

Últimas Notícias