quinta, 18 de abril de 2024
Política

Bira realiza manutenção no Caminho da Fé em São Carlos

09 Jul 2021 - 17h19Por Redação
Bira realiza manutenção no Caminho da Fé em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

 

O Caminho da Fé recebe uma atenção especial em São Carlos, tendo como voluntário no trecho que passa pela cidade Ubirajara Teixeira – Bira, o trajeto sempre está bem sinalizado e em ótimas condições para os peregrinos, que realizam o percurso seja a pé ou de bicicleta. 

Nesta sexta-feira (9), aproveitando o feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932, Bira aproveitou para percorrer o trecho e realizar alguns reparos, além de incentivar os peregrinos que passavam pela cidade. “Desde quando foi criado o Ramal Centro Paulista do Caminho da Fé, que sai de Borborema e vem até São Carlos, me coloquei a disposição para ser voluntário e colaborar no que for preciso, então assim que dá um tempo, percorro todo o trecho e acabou fazendo algumas manutenções que são necessárias, como a pintura das setas indicativas, entre outras”, observou. 

Bira destaca que todo o trabalho é voluntário e que ele conta com a ajuda do grupo Sertanejos do Bem. “Tudo o que fazemos é voluntário, é devido a fé, e conto com a colaboração de amigos do grupo Voluntários Sertanejos do Bem”, disse.

Levado pela fé, Bira já fez o trajeto até chegar ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em 2019, e lembra da emoção que é conseguir concluir e alcançar o objetivo. “Quem faz o Caminho da Fé sabe como é emocionante, cada dia, cada obstáculo superado é sempre uma motivação, e chegar ao Santuário da Mãe Aparecida mostra o quanto a fé é importante em nossas vidas”, destacou.

Bira, que é vereador em São Carlos, aponta que vai lutar para que o Caminho da Fé no perímetro de São Carlos e na região possa continuar e cada vez mais ser melhorado. “Trabalhamos para que o Caminho da Fé em toda a região sempre esteja em boas condições, sempre conversamos com peregrinos para ver o que pode ser melhorado e com proprietários de áreas rurais que sempre ajudam as pessoas que passam pelo trajeto”, enfatizou.

Vale destacar que Bira foi convidado pelo idealizador do Ramal Centro Paulista do Caminho da Fé, Marcio Cardoso de Oliveira, para ser voluntário e aceitou de imediato, participando sempre de reuniões e encontros que tratam assuntos relacionados a este trecho, seja na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida-SP, ou nas cidades da região. 
O Ramal Centro Paulista do Caminho da Fé tem o início

em Borborema e passa por Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul, Trabijú, Ribeirão Bonito e São Carlos, totalizando 207 quilômetros.

Antes, também tem o Ramal São José, que tem início a partir da São José do Rio Preto, percorrendo em seguida o Distrito de Engenheiro Schmitt, Cedral, Potirendaba, Ibirá, Urupês, Novo Horizonte e chegada em Borborema no total de 150 Km.

Após chegar à Catedral de São Carlos Borromeu, os romeiros continuam percorrendo os outros roteiros que levam até ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida.

SOBRE CAMINHO DA FÉ

O Caminho da Fé possui rotas de estradas rurais sinalizadas para dar estrutura aos que desejam fazer a peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida. No Estado de São Paulo existem 10 ramais criados para esta finalidade.

O projeto foi lançado em 2003, na cidade de Águas da Prata, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Leia Também

Últimas Notícias