quinta, 25 de abril de 2024
Educação

Azuaite propõe instituir Programa Espaço Infantil Noturno no município

14 Mar 2019 - 16h45Por Redação
Azuaite propõe instituir Programa Espaço Infantil Noturno no município - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O vereador Azuaite França (PPS) apresentou na Câmara Municipal um projeto de lei para instituir o Programa Espaço Infantil Noturno – Atendimento Primeira Infância no município de São Carlos. Segundo Azuaite, a proposta “visa dar suporte aos responsáveis por crianças na primeira infância e que necessitem de apoio no horário noturno por compromissos profissionais ou acadêmicos e de acordo com a demanda”.

O projeto busca atender às diretrizes do Plano Nacional Primeira Infância, estabelecido na Lei nº 13.257/16 (Marco Legal da Primeira Infância).  O espaço infantil noturno utilizará a estrutura já existente ou a ser desenvolvida nas creches e espaços infantis da rede municipal de ensino, que estejam adequadas ao desenvolvimento das atividades previstas na proposta.  O espaço contemplará as crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses incompletos, com o desenvolvimento de atividades lúdicas e cuidados adequados a cada período do desenvolvimento infantil e às necessidades das crianças com deficiência.

As crianças a serem atendidas deverão estar devidamente matriculadas em escolas no turno da manhã ou da tarde, a partir dos quatro anos, de acordo a lei de diretrizes e bases da educação. O acesso será gratuito e o local deverá funcionar das 17h às 23h.

A Secretaria Municipal de Educação terá a atribuição de definir, em diálogo com os profissionais, a composição da equipe pedagógica necessária ao funcionamento do espaço infantil noturno e estabelecer o número de profissionais necessários para garantir a segurança da entrada e saída das crianças e as boas condições de alimentação e higienização.

“É latente em nossa sociedade a carência de suporte às pessoas que se tornam mães e pais na juventude e que trabalhem no turno noturno, como também do apoio a responsáveis por crianças que estejam na primeira infância”, disse Azuaite. Proposta semelhante foi instituída na cidade do Rio de Janeiro, por lei de iniciativa da vereadora Marielle Franco.

Leia Também

Últimas Notícias