sexta, 29 de março de 2024
Reconhecimento

Aprovada proposta de Azuaite que concede título de Cidadão Honorário ao escritor Ignácio de Loyola Brandão

24 Abr 2019 - 11h36Por Redação
Aprovada proposta de Azuaite que concede título de Cidadão Honorário ao escritor Ignácio de Loyola Brandão - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade nesta terça-feira (23) um projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Azuaite França (PPS) que concede o título de “Cidadão Honorário de São Carlos" ao escritor Ignácio de Loyola Brandão. No mês passado, por meio de moção, Azuaite manifestou congratulações com o escritor Ignácio de Loyola Brandão pela eleição ao quadro de membros efetivos na Academia Brasileira de Letras.  Brandão, de 82 anos, foi eleito por unanimidade, novo imortal da ABL, para ocupar a cadeira 11, vaga que estava vazia desde 10 de setembro do ano passado, com o falecimento do Acadêmico e Jurista Hélio Jaguaribe.

Ignácio de Loyola Brandão nasceu em Araraquara, em 1936. Foi jornalista e aos 21 anos, mudou-se para São Paulo e seguiu a carreira. Na Capital Paulista trabalhou no jornal "Última Hora" e nas revistas Claudia, Realidade, Setenta, Planeta, Ciência e Vida, Lui e encerrou a carreira na Vogue. Atualmente escreve crônicas quinzenais ao jornal "O Estado de São Paulo".

O romancista recebeu, pelo conjunto de sua obra, o Prêmio Machado de Assis de 2016, em seu novo formato, quando passou a ser o único outorgado pela Academia Brasileira de Letras. Publicou mais de 42 livros, entre romances e contos, crônicas, viagens, infantis e infanto-juvenis e uma peça teatral. Entre eles: Zero; Não Verás País Nenhum; Dentes ao Sol; O Beijo Não Vem da Boca; Cadeiras Proibidas; O Anônimo Célebre; e O Mel de Ocara. Brandão ocupa a cadeira de importantes ícones da ABL, como Lúcio de Mendonça (fundador) - que escolheu como patrono Fagundes Varela -, Pedro Lessa, Eduardo Ramos, João Luís Alves, Adelmar Tavares, Deolindo Couto, Darcy Ribeiro e Celso Furtado.

Leia Também

Últimas Notícias