sexta, 19 de abril de 2024
Trabalho em conjunto

Airton Garcia recebe coordenador de Cidades Inteligentes do Governo do Estado

Entidade tem a frente Netto Donato e a sede foi instalada em São Carlos; programa prioriza planos e metas de municípios

09 Jun 2021 - 07h57Por Redação
Netto em encontro com Garcia: “Estou aqui me colocando à disposição do prefeito e propondo uma parceria” - Crédito: DivulgaçãoNetto em encontro com Garcia: “Estou aqui me colocando à disposição do prefeito e propondo uma parceria” - Crédito: Divulgação

O prefeito Airton Garcia recebeu na tarde desta terça-feira (08/06), no Paço Municipal, o responsável pela Coordenadoria Estadual de Cidades Inteligentes, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Netto Donato.

A Coordenaria é responsável pelo atendimento dos 645 municípios do Estado, porém a sede foi instalada em São Carlos. O programa Cidades Inteligentes prioriza a governança em função de metas e planos, o trabalho em conjunto entre Estado e municípios e a desburocratização de processos. O Estado selecionou soluções inteligentes em três principais frentes: educação, saúde e segurança, com o uso de inteligência de dados nas tomadas de decisões, com respeito às peculiaridades de cada região.

“Estou aqui me colocando à disposição do prefeito Airton Garcia, estamos propondo uma parceria para que São Carlos seja uma cidade cada vez melhor para se viver, com tecnologia, com inovação e qualidade de vida. A Coordenadoria vai receber os projetos dos municípios, mas também vai estudar soluções para esses problemas. Não vamos somente receber projetos e liberar recursos. A ideia é ajudar na resolução dessas questões”, explicou o coordenador de Cidades Inteligentes do Estado, Netto Donato.

De acordo com o prefeito Airton Garcia é sempre bom ter um são-carlense em cargos importantes do Estado ou do Governo Federal. “É mais uma porta para bater. Essa foi somente a primeira reunião. Juntos podemos avançar, afinal de contas melhorar a qualidade de vida da população é o desejo de todos nós”, avaliou o prefeito.

Para o vereador Marquinho Amaral a implantação da sede da Coordenadoria em São Carlos é muito importante para o município. “Eu e o vereador Rodson Magno estivemos no Palácio dos Bandeirantes e pedimos que a sede dessa nova Coordenadoria   ficasse em São Carlos, até pelo perfil do município, e fomos atendidos pelo Governador e pelo secretário Vinholi. Entendemos que quando acaba a eleição, todos devem se unir e trabalhar pela cidade e foi isso que fizemos”, garantiu o vereador.

Já o vereador Rodson Magno garante que essa Coordenadoria vai trazer muitos benefícios para o município. “Sabemos da capacidade do Netto Donato e com certeza, vamos conseguir que novos projetos sejam implantados pelo Estado em São Carlos”.

O secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, garante que já tem um projeto para apresentar. “São Carlos está preparada para implantar e desenvolver o projeto de Smart City. O município tem toda uma infraestrutura de pesquisas e projetos, parcerias com universidades, indústrias e empreendedores do Brasil e do exterior que permite a implantação de uma cidade inteligente”, garante o secretário.

Também participaram da reunião os secretários de Planejamento e Gestão, Luís Antonio Panone, de Comunicação, Mateus de Aquino, o chefe de gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho) e assessor Antônio Carlos Catharino.

Leia Também

Últimas Notícias