sábado, 20 de abril de 2024
Polícia

Polícia Civil realiza operação “QG” contra quadrilha de gados e máquinas agrícolas em São Carlos em região

29 Abr 2016 - 21h56Por Pedro Maciel

Nesta sexta-feira (29) a equipe do delegado Maurício Antônio Dotta e Silva do 1º Distrito Policial de São Carlos realizou a operação "QG" e conseguiu apreender gado e máquinas agrícolas que estavam em uma fazenda na região da represa do Broa, cujo proprietário ainda não foi ouvido, porém um dos funcionários identificados como o serviços gerais Cícero Hélio Santos, 30 anos, acabou sendo preso e indiciado por receptação de gado furtado e veículo adulterado.

Ele novamente foi apontado como sendo um suposto "guardador da quadrilha", e estaria armazenando na fazendo Serra Azul, instalada na divisa de São Carlos e Itirapina, cerca de 65 cabeças de gado e três tratores com sinais que a polícia acredita ser de adulteração. As máquinas agrícolas foram apreendidas e à partir da próxima segunda-feira (2), serão analisadas por peritos do Instituto de Criminalística (IC), que deverão também analisar vários materiais localizados na fazenda.

LEILÃO

Cícero, que há cerca de 15 dias também foi ouvido, vem sendo apontado como o homem que estaria injetando gado furtado em leilões realizados todas as terças-feiras no interior do Cemosar, instalado na Estrada Vicinal Domingos Inocentini (Estrada do Broa), ele negou o crime, porém  foi reconhecido por pecuaristas e alguns fazendeiros.

O delegado Maurício Antônio Dotta e Silva informou que "Cícero", ainda tem muito que explicar á Polícia Civil e outro integrante da quadrilha que já foi identificado na região seria o homem que fica no interior do leilão do Cemosar passando informações privilegiadas por celular à quadrilha sobre fazendeiros, sitiantes e pecuaristas e desta forma o bando, que tem participação de marginais de várias cidades da região, com uma grande estrutura, ataca as propriedades e leva gado, máquinas e vários materiais. Dotta diz que em várias terças-feiras, propriedades rurais de São Carlos e outros municipios da região foram atacados e tiveram praticamente o rebanho inteiro e máquinas agrícolas levadas.

Já na noite desta sexta-feira, o delegado disse que as investigações entraram em sua segunda fase e nos próximos dias várias pessoas serão ouvidas e devem falar sobre a quadrilha que também tem uma grande ramificação nas cidades de Rio Claro, Analândia, Ipeúna, Araraquara, Pirassununga, Porto Ferreira, Descalvado, Brotas, Leme, Ribeirão Bonito, Dourado, São Pedro entre outras.

BUSCAS E APREENSÕES

Segundo apurado, nesta semana após analisar uma representação de um mandado de busca e apreensão do delegado Maurício Antônio Dotta e Silva, o Poder Judiciário expediu na quinta-feira (28) a ordem judicial e pelo início da manhã de sexta-feira, após reunir os policiais civis do 1º Distrito Policial, o delegado seguiu para fazenda Serra Azul, onde ao realizar levantamentos na propriedade, encontrou cerca de três máquinas agrícolas, vários objetos, um veículo com problemas de documentação e um caminhão F 4.000, com placas de Madre de Deuses - BA, sem qualquer documentação e adulterado com gaiola para transporte de gados, bem como 65 cabeças de gado, sendo que cinco delas acabaram sendo reconhecidas pelo proprietário que foi levado por um dos investigadores até a propriedade e disse que, de sua propriedade na região do quilômetro 222 da SP 310 - rodovia Washington Luís, uma quadrilha há tempos teria levado 25 cabeças da gado. Os outros 60 animais, com sinais de remarcação de propriedade, tinham a marca original de um pecuarista de Descalvado que teve um rebanho levado durante outro ataque de uma quadrilha.

O rebanho foi deixado no pátio daquela fazenda, após ser contado, fotografado e analisado, deverá na próxima segunda-feira ser analisado por peritos com os verdadeiros proprietários. Já os tratores foram encaminhados para o 1º DP onde foram durante todo dia analisados e após a apreensão foram levados para o pátio do Ciretran. Vários maquinários também foram apreendidos e devem ser apresentados às vítimas para reconhecimentos. Entre as máquinas haviam lavadoras á jato, moto serra, equipamento de solda e muitas outras.

"QG"

Já no início da noite, quando Cicero Hélio Santos era ouvido no interior do 1º Distrito Policial, o delegado recebeu um telefonema anônimo no qual uma pessoa relatava que um homem desconhecido abandonou um trator vermelho em uma estrada de terra que dá acesso ao sub-distrito de Água Vermelha e segundo a testemunha o trator teria sido desovado após algumas pessoas ligadas a roubos e furtos de gados e máquinas agrícolas tomarem conhecimento da operação "QG" da Polícia Civil em São Carlos e região. A quarta máquina foi apreendida e a partir desta segunda-feira outros integrantes de uma das maiores quadrilhas de gado da região devem ser identificados.

Cícero, após prestar esclarecimentos ao delegado Maurício Dotta e Silva, por volta das 20 horas, foi autuado em flagrante pelo crime de receptação de gado furtado e após pagar uma fiança de R 2.640,00 (cerca de três salários mínimos) foi posto em liberdade e deverá responder pelo crime e aguardar as conclusões das investigações.  

 

Leia Também

Últimas Notícias