quinta, 28 de março de 2024
Polícia

PCC realiza reunião em ginásio de esportes para planejar ataques no feriado da Páscoa

01 Abr 2014 - 11h50
Parte dos integrantes do PCC sendo encaminhados para Delegacia de Polícia - Parte dos integrantes do PCC sendo encaminhados para Delegacia de Polícia -

No último sábado (29) 49 pessoas foram presas pela Polícia Militar e Civil devido a uma reunião ocorrida em um ginásio de esportes no bairro Parque dos Pinheiros na cidade de Alvares Machado, região de Presidente Prudente para planejar ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) na região Oeste do Estado de São Paulo. A Polícia acredita que outras reuniões deverão ocorrer em outras regiões e toda polícia foi colocada em alerta, pois os marginais dizem que a onde de ataques contra empresas e devedores da facção, além de policiais estaria sendo programada para o feriado de Páscoa. Um dos delegados que trabalhou na operação é Marcelo Quevedo Minari, que já esteve a frente da Delegacia de Invetsigações Gerais (DIG) de São Carlos e hoje atua em Presidente Prudente.

Embora advogados neguem a participação de seus clientes no crime a polícia informa que as informações estão gravadas e cerca de oito policiais militares acompanharam a reunião sem que os lideres teriam percebido.

SINTONIA

O pricipal articulador da reunião seria Lucas Aparecido de Oliveira, 21, o "Luquinha da Amizade", que foi identificado como sendo o "sintonia" (homem forte da facção nas ruas icumbido de cobrar biqueiras, além de receber o dinheiro para "irmãos" presos). A Polícia Civil informou que após representações os 37 homens presos entre as 49 pessoas, tiveram suas prisões preventivas decretadas, pois o Ministério Público apurou com os policiais que o bando estaria planejamento ações criminosas.

O flagrante que teve início na noite de sábado só encerrou no início da noite de domingo e somente na segunda-feira (31), 37 homens foram encaminhados para um CDP onde aguardam as providências do Poder Judiciário. Além da região todas as unidades das Polícias Civil e Militar no estado de São Paulo foram alertadas através da Secretaria de Segurança Pública (SSP) da intenção do PCC.

DENÚNCIAS

A Polícia Militar informou que descobriu a reunião através de três denúncias anônimas que passaram a ser realizadas a partir das 16 horas do último sábado. As informações iniciais eram que algo estaria ocorrendo no interior do Ginásio de Esportes da cidade de Álvares Machado, localizado na rua Joaquim Nabuco, no parque dos Pinheiros II.

A última informação formulada através do telefone 190 dava conta que o ginásio estaria com as portas fechadas e acreditava uma testemunha que estaria ocorrendo uma reunião de lideres do PCC.

GUARDA

Operação contou com dezenas de viaturas e policiais militares e civisO comando da Polícia Militar e a Polícia Civil de Presidente Prudente foram alertados sobre a reunião criminosa e várias viaturas com dezenas de policiais militares e Civis da região de Prudente seguiram para o ginásio em Álvares Machado, onde pararam a cerca de duas quadras do ginásio e integrantes do serviço de inteligência seguiram para a portaria do ginásio onde detiveram dois adolescentes de 16 e 17 anos, os quais ao serem questionados informaram que estariam "fazendo a guarda", bem como disseram: "Nós não tem nada na mão, nóis só tá cuidando, só isso, só cuidando (sic)". Os dois menores foram retirados da entrada do ginásio sem fazer alardes e cerca de oito policiais se aproximaram e passaram a acompanhar o evento e constataram que a "reunião" na era do Primeiro Comando da Capital (PCC) e estariam os marginais planejando ataques contra a polícia e acerto de contas com devedores da facção.

ATAQUES

Um dos trechos ouvidos pela polícia o sintonia da facção, Lucas Aparecido de Oliveira, 21, o "Luquinha da Amizade" aos gritos orientava os simpatizantes da facção, caso houvesse morte de integrantes do PCC. "Os vermes [policiais] estão tomando tudo, esses polícia de... estão prendendo os "irmãos" (integrantes da facção). A coisa está sem controle. Vamos dominar as boca e, se acaso um polícia derrubar um de nóis, é dois deles que tem que ir pro saco. A ordem é essa, a cada um de nóis, dois deles (sic)".

"Vamos levantar e se precisar ou se vier a ordem, é pra derrubar (matar). Sem dó ". Os policiais ressaltaram que, nesse momento os demais gritaram em comemoração.

LINHA DE FRENTE

No evento criminoso 13 adolescentes entre 15 e 17 anos, estavam sendo batizados e orientados a fazer o que o PCC determinava. Com pessoas próximas os menores eram também orientados a coordenar as biqueiras e lojinhas (pontos de vendas e distribuição de drogas) e ficarem quietos se não morreriam. Em um trecho gravado pela polícia "Luquinha da Amizade" dizia : "Tem aí os moleques, coloca eles na linha de frente das bocas. São nossos agora. Usa os moleque que não dá rolo e se pegarem vocês não vão entregar os irmão ou também terão o que os X 9 tem (execução)".

SAÍDA TEMPORÁRIA DE PÁSCOA

Durante o feriado prolongado da Páscoa que será emendado com o Dia de Tiradentes (18 a 21 deste mês), os lideres regionais da facção aproveitando a liberação de presos que ganham autorização para sair das penitenciárias com o objetivo de passar o feriado prolongado com os familiares estariam se organizando para promover roubos, acertos de contas entre devedores do PCC e ataques contra policiais como ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2012. Em outro trecho da explanação do plano "Luquinha da amizade" diz: "Nóis é mais forte. A Páscoa tá aí, muitos irmão vão pra rua na saidinha. É cai pra cima, rouba mesmo, bomba, rouba coisa boa e trazer a parte da família, Já passou da hora de nóis volta com tudo. É essa a ordem de cima" (sic). Novamente, os simpatizantes da facção vibraram.

Após colher parte da palestra para os integrantes da facção os policiais em uma ação rápida abriram uma porta grande na cor azul e de uma só vez dezenas de policiais de armas em punho invadiram o local e detiveram todos os participantes.

INVASÃO POLICIAL

Os policiais afirmaram que no ginásio de esportes não havia bola, bebida, churrasco, rede, qualquer material esportivo ou de recreação para que os marginais alegassem um encontro de amigos. Todos estavam sentados, lado a lado, de cima a baixo na arquibancada e na frente estava o "sintonia" falando e todos gritando palavras de ordem contra o Estado.

Um dos PMs ainda informou que "Luquinha da Amizade" se aproximou e disse: "Sou o sintonia do partido (PCC). Chamei a família para uma palestra, vieram só para acertar os pontos, sou eu mesmo que chamei, estão comigo".

FLAGRANTE

Após ser comunicada sobre a prisão das 49 pessoas no ginásio de esportes de Álvares Machado a Polícia Civil encaminhou para o local além de delegados, peritos do Instituto de Criminalística (IC) que apreenderam cerca de 60 telefones celulares que estariam na posse das pessoas presas, bem como cerca de R$ 1.400,00 em dinheiro e 7,9 gramas de maconha. Os acusados receberam voz de prisão em flagrante e além de viaturas a polícia utilizou um ônibus para encaminhar no início da noite de sábado os detidos para a Delegacia da Polícia Civil. Todos foram autuados em flagrante pelos crimes de "Associação Criminosa" (artigo 288 do Código Penal Brasileiro), bem como alguns ainda foram autuados pelo crime de corrupção de menores. Os adultos foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) anexo a penitenciária de Caiuá, na região de Presidente Prudente.  

Os adolescentes também foram ouvidos e posteriormente foram liberados aos seus responsáveis que foram advertidos e orientados a apresentá-los a partir desta terça-feira (1), na Vara da Infância e Juventude de Presidente Prudente. O Ministério Público e o Poder Judiciário acompanharam o trabalho policial e deverá receber nesta semana o Inquérito Policial (IP) para as providencias cabíveis. 

 

Leia Também

Últimas Notícias