quinta, 25 de abril de 2024
Apate

Operação da PF prende casal e contador em São Carlos

31 Jul 2018 - 17h31Por Redação São Carlos Agora
Operação da PF prende casal e contador em São Carlos - Crédito: Colaborador Crédito: Colaborador

A operação Apate cumpriu quatro mandados de prisão preventiva, um em Araraquara e três em São Carlos. Seis mandados de busca e apreensão foram expedidos pela justiça federal de São Carlos. A investigação começou no ano passado e descobriu uma organização criminosa que fraudava a previdência por meio de empresas inativas ou fictícias.

A polícia apreendeu muitos documentos, carteiras de trabalho e carimbos usados para criar o vínculo empregatício fictício. Entre os benefícios, estão aposentadoria por idade, pensão por morte e invalidez por doença.

De acordo com o delegado Adriano Rodrigues Junqueira, as quatro pessoas presas, entre elas um advogado, a mulher dele, e um contador, todos de São Carlos, podem responder por falsidade ideológica, estelionato e organização criminosa.

O delegado solicitou junto à Justiça o bloqueio das contas bancárias e o sequestro dos imóveis dos acusados.

Segundo a Polícia Federal, o prejuízo aos cofres públicos pode chegar a quase R$ 6 milhões. Mais de 60 pessoas de São Carlos teriam se beneficiado com o esquema e a investigação agora vai tentar identificar quem são elas.

Os homens presos foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Araraquara e mulher para a penitenciária feminina de Guaíba.

Na mitologia grega, Apate (em grego ?π?τη) era um espírito que personificava o engano, o dolo e a fraude. 

Leia Também

Últimas Notícias