sábado, 20 de abril de 2024
Polícia

Megaoperação Direção Segura é realizada durante a madrugada em São Carlos

17 Mai 2014 - 09h12

Foi realizada nesta noite de sexta-feira (16), e madrugada de sábado (17), uma megaoperação conjunta, entre as Polícias Civil, Cientifica, Militar, Bombeiros e o Detran, que tem como objetivo prevenir e reduzir os acidentes de trânsito provocados pelo consumo de álcool combinado com direção.

O Programa DIreção Segura, como é chamado, desta vez foi realizado na Avenida Miguel Petroni, próximo à USP, e na Avenida São Carlos, próximo ao Cemitério Nossa Senhora do Carmo, mas é uma ação integrada que vem ocorrendo em todo o estado, e desde quando foi lançada, no carnaval de 2013, até agora, foram aplicados aproximadamente 17.000 testes de etilômetro, e mais de 1.600 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante, sendo que destas, 300 cometeram crime de trânsito, ou seja, o nível alcoólico estava muito alto.

Durante a operação, os motoristas são abordados e convidados a fazer o teste do bafômetro. Os que têm resultado negativo, recebem um kit com um folheto explicativo, um bafômetro descartável e alguns brindes. Já os que tê resultado positivo, são convidados a realizar um exame de dosagem alcoólica no sangue, com o médico legista, e de acordo com o resultado são aplicadas as medidas legais cabíveis.

Vale lembrar que para ser autuado não é preciso estar embriagado, 0,05 mg de álcool no sangue, que equivale a um copo de cerveja, já é uma infração grave.

Para quem apresentar dosagem alcoólica de até 0,33 mg, a multa é de R$ 1.915,40, suspensão da CNH por um ano e sete pontos na carteira.

Se o nível de álcool for superior a 0,33 mg, a punição será a mesma, com o acréscimo de um processo por crime de trânsito, que poderá levar a detenção de seis a doze meses.

Leia Também

Últimas Notícias