quarta, 24 de abril de 2024
Polícia

Ligações para o telefone 193 do Corpo de Bombeiros passam a ser atendidas em Bauru

Comandante dos Bombeiros explica que as ações que unificam o atendimento garantem melhor desempenho para cadastro e despacho de viaturas.

21 Jul 2021 - 09h46Por Redação São Carlos Agora
Capitão Rangel Moreira Gregório, comandante do 4º SGB (Subgrupamento de Bombeiros) de São Carlos - Crédito: Arquivo SCACapitão Rangel Moreira Gregório, comandante do 4º SGB (Subgrupamento de Bombeiros) de São Carlos - Crédito: Arquivo SCA

A partir de agora, todas as chamadas telefônicas recebidas pelo telefone de emergência 193 do Corpo de Bombeiros estão sendo recebidas em Bauru. A mudança também atinge toda região de Araraquara, Matão e um total de 93 municípios da região de Ribeirão Preto.    

O capitão Rangel Moreira Gregório, comandante do 4º SGB (Subgrupamento de Bombeiros) de São Carlos que atende uma população de aproximadamente 500 mil habitantes informou que a central de despachos de viaturas permanece na região de Ribeirão Preto (9º GB), o que não prejudica a logística dos chamados ao telefone 193.

PADRÃO

O capitão disse que a medida oferta padronização ao atendimento, triagem, tempo resposta emergencial e controle de qualidade, uma vez que são realizados atendimentos por equipes especializadas e com suporte tecnológico para acompanhamento, registros e medições.

VIATURAS 

Gregório explica que as ações que unificam o atendimento garantem melhor desempenho para cadastro e despacho de viaturas. Ele diz que somente o atendimento das ligações 193 estão sendo transferidas para a central regional do Grande Comando de Bombeiros em Bauru. Isso porque, após o cadastro da ligação, a ocorrência é gerada e, na sequência, transferida para a Central de Despacho de Viaturas, que permanece em Ribeirão Preto que despacha em tempo real a ocorrência para as viaturas de São Carlos. A equipe ficará empenhada em mobilizar o atendimento operacional mais próximo do local da ocorrência, o que não prejudica a questão logística.

RESTRUTURAÇÃO

O comandante do Corpo de Bombeiros de São Carlos ainda informou que a Polícia Militar do Estado de São Paulo passou por uma reestruturação, conforme prevê o Decreto 65.096, de 28 de julho de 2020. Entre as mudanças está a efetivação da regionalização do interior do Estado de São Paulo em três Grandes Comandos de Bombeiros, sediados nas cidades de Campinas, Bauru e Guarujá. 
O Comando de Bombeiros do Interior - CBI-2, sediado na cidade de Bauru, é responsável pelo planejamento, coordenação, controle e apoio das atividades técnicas, de logística, operacionais e administrativas dos Grupamentos de Bombeiros. A ele, estão subordinados os Grupamentos de Bombeiros de Ribeirão Preto (9º GB); Marilia (10º GB); São José do Rio Preto (13º GB); Presidente Prudente (14º GB); e Araçatuba (20º GB).

Leia Também

Últimas Notícias