quarta, 24 de abril de 2024
Polícia

Homens que mataram pai e filho são condenados a 28 anos de prisão

18 Out 2019 - 09h18Por Redação São Carlos Agora
Homens que mataram pai e filho são condenados a 28 anos de prisão -

A Justiça condenou a 28 anos e 8 meses de prisão os dois homens que mataram pai e filho em agosto de 2013, na zona sul de São Carlos. O julgamento aconteceu nesta quinta-feira (17), no Fórum Criminal.

Frederico Luiz Cipriano, 37, o "Fred" e seu filho, o desempregado Pablo Gabriel Cipriano, 19, teriam sido submetidos a um “tribunal do crime” e foram mortos por supostamente não pagarem uma dívida referentes a drogas avaliada em aproximadamente R$ 800,00.

O corpo de Frederico foi encontrado preso a galhos no rio Jacaré-Açu. Já o corpo de Pablo estava em um córrego que passa ao final da rua Tetracampeonato, no bairro Cidade Aracy I.

Na época o crime foi esclarecido pela equipe do delegado Gilberto de Aquino que chegou até Francisco Evangelista dos Santos, o "BL", Almir Cabral dos Santos, vulgo "Zona Sul". Após o julgamento, eles retornaram ao presídio de Araraquara, onde cumprirão em regime fechado o restante da pena.

O CRIME

Com base em informações anônimas a Polícia Civil descobriu que o presidiário Francisco Evangelista dos Santos, o "BL", ao deixar a Penitenciária de Bauru em saída temporária para o Dia dos Pais, havia recebido um "salve", do PCC e a ordem seria cobrar em São Carlos viciados em drogas que não estariam cumprindo suas obrigações junto ao estatuto da facção. Descobriu-se que o ex-presidiário Almir Cabral dos Santos, vulgo "Zona Sul", morador na zona sul da capital paulista, teria cumprido pena na Penitenciária Estadual de Casa Branca e após ordens da facção, seguiu para zona sul de São Carlos, onde teria sido empossado como "disciplina do bairro Aracy" (pessoa que fiscaliza traficantes de drogas, viciados e ladrões).
 
Pablo e o pai foram mortos após "Tribunal do Crime"
 
Durante as investigações os policiais apuraram que na tarde do dia 18 de agosto, por volta das 15 horas, "Zona Sul", acompanhado de "BL" seguiram em um Gol, prata, com placas de São Carlos, até um churrasco no bairro Cidade Aracy II e na sequência foram até a rua 43, no mesmo bairro, onde arrebataram o desempregado Pablo Gabriel Cipriano, 19, que foi levado no veículo para o final da rua Tetracampeonato, também no bairro Cidade Aracy II, onde próximo as margens de um córrego que dá acesso ao bairro Água Fria, foi realizado o chamado "tribunal do crime" com a participação de outros integrantes da facção por telefone. Francisco Evangelista Dos Santos, o "BL", sacou do revólver e desferiu quatro tiros contra o jovem, sendo que três deles falharam, porém o quarto atingiu sua cabeça provocando a sua morte instantânea. Após a execução sumária o cadáver de Pablo, foi jogado pela dupla no córrego.
 
Zona Sul seria o Juiz Disciplinador do PCC.Ainda no final da tarde do dia 18 de agosto, Francisco e Almir encerraram o churrasco e novamente seguiram para rua 43, onde apanharam o pedreiro Frederico Luiz Cipriano, 37, o "Fred", pai de Pablo, que também foi colocado no Gol e levado para uma mata na estrada de terra que liga Brotas a São Carlos . Próximo ao rio Jacaré-Açu iniciaram o segundo "tribunal do crime". No momento em que "Fred" pensou em falar algo, recebeu uma coronhada na cabeça desferida por "BL" e ao cair "Zona Sul" apanhou um revólver calibre 38 e o executou com quatro tiros. Na seqüência "Zona Sul" ainda com os pés empurrou o corpo da ponte que caiu no rio e foi levado pelas águas. Uma semana após, na tarde do dia 24, uma pessoa que estaria preparando um churrasco com amigos em uma chácara a beira do rio Jacaré-Açu encontrou o corpo enroscado em uma pedra e chamou a polícia.
 
 

Leia Também

Últimas Notícias