quarta, 24 de abril de 2024
Polícia

Golpe no WhatsApp usa vale-presente em O Boticário para enganar vítimas

29 Set 2017 - 13h44
Golpe no WhatsApp usa vale-presente em O Boticário para enganar vítimas -

Um novo golpe no WhatsApp promete um vale-presente de R$ 150 das lojas de perfumaria O Boticário. O cupom falso, na verdade, é uma armadilha para encaminhar os usuários para sites que roubam as informações pessoais. Segundo a empresa de segurança digital PSafe, mais de 400 mil usuários tiveram aparelhos móveis infectados pela fraude desde a última quarta-feira (26).

Tudo começa quando a pessoa recebe a mensagem sobre o vale-presente de um contato ou grupo no WhatsApp. Ao clicar no link do texto acreditando que receberá esse bônus de R$ 150, a vítima é direcionada para uma página em que precisa responder três perguntas sobre a marca.

Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada a uma página que solicita o cadastro em serviços de SMS pago - que efetuam cobranças indevidas - ou, então, pede que os usuários baixem apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de prejuízos financeiros.

"É muito comum que cibercriminosos usem os nomes de marcas reconhecidas para criar e promover golpes. Por este motivo, é preciso que as pessoas fiquem atentas a qualquer tipo de promoção exagerada que chega por mensagens, checando sempre se o benefício é real, ao entrar em contato diretamente com a empresa", informou o  gerente de segurança da PSafe, Emílio Simoni.

(Leia Já)

Leia Também

Últimas Notícias