terça, 16 de abril de 2024
Polícia

Golpe do “registro de gás de cozinha” pode estar sendo aplicado em São Carlos

01 Fev 2017 - 16h04
0 - 0 -

Alguns leitores entraram em contato com a redação do SCA informando que homens estão batendo nas portas das casas oferecendo a troca da válvula do botijão de gás. Na verdade se trata de velho golpe que é aplicado em todo o Brasil.

Uma dessas visitas ocorreu na rua Henrique Gregori e Helvideo Gouveia, no bairro Boa Vista,  região sul de São Carlos. A moradora desconfiou e não deixou o suspeito adentrar ao seu imóvel.

Veja como funciona golpe

A pessoa alega estar fazendo fiscalização de casa em casa a serviço de alguma das instituições (IPEM ou INMETRO) e, após uma "verificação", persuade o morador a trocar a mangueira e o regulador alegando risco de explosão. O consumidor acaba adquirindo o produto do próprio fiscal, a preços que variam muito acima dos praticados no mercado. Eles oferecem facilidade de pagamento em prestações via cheque ou nota promissória. O preço cobrado é muito superior ao praticado no mercado. Outra situação que pode ocorrer é a pessoa cometer pequenos furtos dentro do imóvel enquanto distrai a vítima.

O PROCON diz que a visita de funcionários de empresas particulares para a verificação de botijões e eventual venda de reguladores e mangueiras nas residências é legal desde que os argumentos para a comercialização dos produtos não firam o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Caso o vendedor se prevalecer da fraqueza ou ignorância do morador para efetuar a venda, valendo-se da idade ou da inexperiência do comprador ele está cometendo um ato ilegal. 

 

Leia Também

Últimas Notícias