sexta, 19 de abril de 2024
Polícia

Gados morrem após ingerirem esgoto que vazou de coletora do SAAE

28 Nov 2012 - 09h14

O sitiante José Roberto de Oliveira, de 37 anos, teve um prejuízo de cerca de R$ 2,5 mil depois que três cabeças de gado morreram nesta terça-feira (27). Ele alega que os animais ingeriram esgoto que vazou de uma coletora do Serviço Autônomo de Água e Egosto (SAAE).

A propriedade faz divisa com o local onde fica a coletora no distrito de Santa Eudóxia. De acordo com o sitiante, uma chuva forte que atingiu o distrito no último domingo (25) fez a coletora transbordar e o esgoto atingiu o pasto onde estavam as 25 cabeças de gado. Alguns deles ingeriram o capim com esgoto e depois disso começaram a apresentar comportamento estranho, inclusive evacuaram fezes com sangue.

O dono dos animais disse ainda que esse é o terceiro ano consecutivo que o problema acontece. Entre o ano passado e o retrasado outros três bois já haviam morrido.

O representante do SAAE que esteve no local disse que em quinze dias, a autarquia vai aumentar as paredes da caixa coletora e também construir um muro na divisa para que o esgoto não avance mais até a propriedade vizinha.

A Patrulha Rural da Polícia Militar registrou a ocorrência. A perícia esteve no local para averiguar os fatos.

Pra tentar salvar o gado que restou, o dono do sítio retirou os animais daquele pasto e os transferiu para outro. Ele disse também que vai aplicar medicamentos nos animais que apresentarem algum tipo de sintoma. Ele espera pelo menos o ressarcimento desse prejuízo que já dura três anos.

Leia Também

Últimas Notícias