terça, 16 de abril de 2024
Polícia

Dé Alvim quer autorização para feira livre no Cidade Aracy

10 Ago 2011 - 09h02

O vereador Dé Alvim (PT) apresentou na Câmara Municipal requerimento de informações ao prefeito sobre autorização de funcionamento de feira livre na Cidade Aracy para produtores do Assentamento Comunidade Nova São Carlos.

 Segundo ele, os moradores do Assentamento Comunidade Nova São Carlos estabelecidos na Domingos Innocentini, em áreas do antigo Horto Florestal de São Carlos, já produzem produtos hortifrutigranjeiros em quantidade suficiente para revenda em feira livre. Porém, conforme o vereador, a margem de perda e descarte é muito grande, por se tratar de gêneros alimentícios perecíveis, e porque, apesar de estar sob responsabilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a documentação deste assentamento ainda não foi liberada.

"Consequentemente esses produtores, mesmo com experiência em atividades agrícolas, não conseguem vender seus produtos nem mesmo para o Banco de Alimentos de São Carlos, onde os produtos são adquiridos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, diretamente com agricultores familiares (cadastrados), ação que contribuiria ainda por gerar emprego e renda para esses assentados", afirma Dé Alvim.

 De acordo com o parlamentar, nesta época do ano os assentados produzem em quantidade considerável verduras, mandioca, queijos, ovos caipiras e criam galinhas caipiras. Ele considera que todos esses itens poderiam estar disponíveis para venda ao público, gerando renda para essas famílias assentadas. "É inadmissível ver esses produtores perderem grande parte da sua produção", diz Dé ao questionar a possibilidade promover feiras livres em área urbana, mesmo que seja na periferia.

Apesar de ser do conhecimento público que a responsabilidade do assentamento das famílias é dos governos Estadual e Federal, o vereador solicita ações junto ao Governo Municipal. Ele justifica a solicitação por tratar-se de mais de cem famílias que vivem em situação precária, insalubre e, por vezes, subumana.

Leia Também

Últimas Notícias