terça, 16 de abril de 2024
Polícia

Com a chegada do final do ano, Polícia Militar reforçará o policiamento em São Carlos

05 Dez 2017 - 15h57Por Redação
Comandante da PM, Capitão Nucci. (foto Marco Lucio) - Comandante da PM, Capitão Nucci. (foto Marco Lucio) -

A chegada do final de ano se resume em festas natalinas, movimento maior no comércio e consequentemente o mercado consumidor aquecido. Mais dinheiro no bolso, o que aguça os criminosos, que buscam pessoas distraídas, para a prática de assaltos e/ou furtos.

A partir desta sexta-feira, 8, os são-carlenses devem "ocupar" o comércio de São Carlos que funcionará em horário especial (das 9h às 22h).

O movimento nas ruas centrais de São Carlos é um motivo de preocupação para a Polícia Militar, pois as práticas ilícitas costumam aumentar nesta época do ano.

Pensando nisso, a 1ª Companhia do 38º Batalhão de Polícia Militar, reforçará o policiamento e fará operações constantes, em locais, onde há maior concentração de pessoas, como o centro comercial, regiões de Vila Prado, Cidade Aracy, Santa Felícia, Tijuco Preto, entre outros e, intensificará o patrulhamento pelos bairros, evitando a invasão em casas desocupadas.

O capitão, Paulo Roberto Nucci, informou ao São Carlos Agora, que neste período, a Polícia Militar intensificará ações da Força Tática, Rocam, Dejem, Atividade Delegada (convênio com Prefeitura Municipal), Rádio Patrulhamento Padrão, e policiais trabalhando em seus horários de folga. O número, contudo, não foi divulgado.

DICAS DE SEGURANÇA

Além desse patrulhamento intensificado, Nucci forneceu dicas para que a população não seja alvo de marginais durante as compras de final de ano. Com mais dinheiro circulando no comércio devido à entrada da segunda parcela do 13º salário, a população fica mais vulnerável à ação de marginais e estelionatários.

Entre as dicas de segurança estão: Não sair de casa, agências bancárias ou caixas eletrônicos com grandes quantias em dinheiro, e contando cédulas na rua, ou mesmo, na porta de lojas ou bancos; estacionar veículos em locais iluminados e movimentados; colocar bolsas, celulares e objetos à frente do corpo, e não ao lado ou atrás, já que o ladrão pode puxar e subtrair seus pertences; não deixar o automóvel aberto, com embrulhos, mochilas e bolsas expostos; evitar utilizar celulares e abrir a carteira em lugar público.

Nucci, solicita que os comerciantes também tenham cuidados especiais para que não se tornem vítimas desses criminosos, evitando, por exemplo, o acúmulo de dinheiro em caixa.

O capitão, da PM são-carlense, ainda orienta que, se ver algum suspeito, acionar o 190 (Copom). Ele também pede que as pessoas que forem viajar, instalem dispositivos antifurto, como alarmes, cercas elétricas e câmeras de vigilância, além de deixar vizinhos de confiança e familiares atentos nas suas residências.

VIZINHANÇA SOLIDÁRIA

Nucci afirmou que a vizinhança solidária vêm dando resultado em alguns pontos de São Carlos em que a população já se organizou com auxilio da Polícia Militar. O programa deverá ser intensificado a partir de 2018 e com isto o comandante da 1ª Companhia do 38º Batalhão de Polícia Militar espera aplicar em toda São Carlos. Segundo ele, o programa que há dois anos vem sendo desenvolvido no município tem o proposito de um vizinho auxiliar o outro e com isto a PM fica sabendo a qualquer hora o que está acontecendo no bairro e assim fica mais fácil dos policiais militares agir. 

HORÁRIO ESPECIAL

A partir da próxima sexta-feira, até o dia 24 de dezembro, as lojas do comércio de São Carlos abrem suas portas das 9h às 22h, aos sábados das 9h às 17h e no domingo 24 o comércio abrirá das 9h às 17h. 

Leia Também

Últimas Notícias