sexta, 29 de março de 2024
Polícia

Balão atinge fiação elétrica e deixa parte da cidade sem energia

19 Jul 2012 - 20h27
Balão cai sobre fiação elétrica e deixaparte da cidade sem energia. (Foto: Tiago da Mata / SCA) - Balão cai sobre fiação elétrica e deixaparte da cidade sem energia. (Foto: Tiago da Mata / SCA) -

No final da tarde desta quinta-feira (19), dois balões fizeram pouso forçado no bairro Tijuco Preto. O primeiro desceu em um terreno na Rua São Paulo, sem problemas e foi rapidamente recolhido. O segundo desceu em um terreno na Rua José de Alencar, atingindo a fiação elétrica. Felizmente não houve vítimas.

Durante o pouso, a velame (pano) do balão ficou "abraçado" na fiação e devido a algumas faíscas, começou a pegar fogo, que foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros.

O piloto saiu ileso, sem problemas e chegou até a coordenar a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que também esteve no local, sobre a melhor maneira de retirar o equipamento da fiação.

Segundo moradores, na hora em que o balão pousou, e caiu sobre a fiação, houve uma forte explosão. "A gente viu ele descendo e depois teve uma explosão e na hora acabou a energia", comentou uma moradora.

Conversando com Leonel Brites, diretor técnico do Campeonato, fomos informados como ocorreu o "incidente".

Balão durante competição na tarde de ontem (18) - (Foto: Tiago da Mata / SCA)"Na verdade não houve um acidente, o balão não caiu. Como já era final de tarde e ele estava escolhendo um lugar para pousa, pousou aqui neste terreno e aparentemente veio uma brisa e acabou tocando o velame do balão na rede elétrica", afirmou Brites.

Ele informou também, que por questão de segurança, para não tomar choque, o piloto somente deixou o balão, sem tentar tirá-lo da fiação, já que o mesmo estava "abraçado" aos fios.

Ao ser questionado sobre o incidente, o coordenador afirmou que isso não ocorre com frequência. "Isso não é comum de acontecer, mas em um campeonato, obviamente tem a possibilidade que isso aconteça. Aqui é um Campeonato Brasileiro, os pilotos estão competindo fortemente, então eles tentam até a última hora e tudo está sujeito que aconteça alguma coisa, como em qualquer esporte, podemos pegar como exemplo uma corrida de automóveis, de barcos, que estão sujeitos a acidentes, e com o balão é a mesma coisa", afirmou.

Brites foi questionado ainda, sobre o prejuízo do balão e ele nos informou que ainda é difícil de avaliar, já que metade do balão ficou danificada, mas o valor chega próximo dos R$ 30 mil.

O coordenador aproveitou ainda para lamentar o incidente e se desculpar com a população que ficou sem energia por algum tempo. "A gente lamenta o ocorrido, principalmente pelo incomodo da população em ter ficado sem energia, mas fazer o que, estamos sujeitos a isso", finalizou.

As equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e a Polícia Militar estiveram presentes na ocorrência.

Pouco tempo depois, como já estava escuro, um outro balão precisou fazer um pouso de emergencia, dentro do Cemitério Nossa Senhora de Carmo. Em todos os três pousos de emergencia ninguem se feriu.

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/baloesfiacao.jpg

Leia Também

Últimas Notícias