quarta, 24 de abril de 2024
Pet animais

Trabalho do Parque Ecológico contribui para a preservação do Sagui-Pigmeu

18 Set 2019 - 22h39
Trabalho do Parque Ecológico contribui para a preservação do Sagui-Pigmeu -

O Parque Ecológico de São Carlos está se tornando referência na preservação do Sagui-Pigmeu (Cebuella pygmaea), também conhecido como "Sagui-Leãozinho", a menor espécie de macaco conhecida no mundo. No início do mês, mais dois filhotes nasceram no Parque.

Ameaçado na natureza, a população desses pequenos primatas está diminuindo a cada ano. “Eles são encontrados na Floresta Amazônica, no noroeste do Brasil e em áreas da Colômbia e Equador. Mas por causa da exploração intensa desses locais, a população desses animais está diminuindo”, contou o biólogo Fernando Magnani, diretor do Departamento de Proteção e Defesa Animal da Secretaria de Serviços Públicos.

Desde 2003, mais de 20 filhotes nasceram em São Carlos. “O Sagui-Pigmeu está no Parque há muitos anos. Sua reprodução tem uma relativa frequência, o que tornou o Parque o zoológico que mais reproduz essa espécie no Brasil e também com o maior número de animais abrigados”, explicou Fernando Magnani.

Para o trabalho de preservação da espécie, São Carlos reencaminhou alguns filhotes de Sagui-Pigmeu para o Acre. “Numa ação entre zoológicos e institutos de pesquisas, encaminhamos filhotes para o zoológico de Rio Branco, que embora esteja numa área de ocorrência, não tinha nenhum animal abrigado. Eles estão tentando formar uma nova colônia para um projeto de reintrodução na natureza”, contou o biólogo.

 

Sagui-Pigmeu (Cebuella pygmaea) – o menor macaco do mundo tem aproximadamente 15 centímetros de comprimento e 130 gramas. Sua pequena dimensão e movimentos rápidos dificulta a observação desse animal na natureza.

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30, inclusive aos feriados. Outras informações podem ser obtidas pelo email pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 e 3361-4456.

Leia Também

Últimas Notícias