sexta, 19 de abril de 2024
Pet animais

Parque Ecológico inaugura recinto para exemplar de Tamanduá Mirim

18 Set 2014 - 20h56
0 - 0 -

Espécie típica do Cerrado Brasileiro, um exemplar fêmea adulto de Tamanduá Mirim ganhou um novo recinto no Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” de São Carlos. A abertura do recinto faz parte da programação de comemoração dos 38 anos do Parque e acontece no próximo sábado (20).

Fernando S. Magnani, Administrador do Parque, destacou que esta é a primeira vez que a instituição expõe um Tamanduá Mirim. “Um animal emblemático da região, muito importante do ponto de vista educacional, porque atrai a atenção das pessoas para a conservação do cerrado, que é um bioma ameaçado e no qual São Carlos está inserida de forma direta”. 

Chamada de Vitória, a fêmea que será exposta no Parque foi vítima de ato de caça, com cortes profundos na cabeça e recuperada no hospital veterinário da instituição. “Como durante muito tempo ela foi manejada ficou mansa, o que impossibilitou o seu retorno para a natureza”, explicou Magnani. 

O recinto foi totalmente pensado para o bem estar dos animais, com a colocação de troco oco natural e estrategicamente construído para receber o sol e sombra a tarde.  Além de Vitória, o espaço abrigará exemplares de Teiús, também uma espécie típica do Cerrado Brasileiro, facilitando aos educadores explicar sobre o bioma do cerrado, sobre ecossistemas e sobre cadeias tróficas. 

Fundado no dia 9 de setembro em 1976, o Parque Ecológico de São Carlos desenvolve trabalhos educativos e de preservação e durante todo setembro, mês no qual o Parque comemora 38 anos, estão sendo realizadas palestras, exposições, passeios e cursos. 

 

Programação de aniversário do Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” de São Carlos

20/9 - Abertura do Recinto para Tamanduá mirim e Teiús, espécies típicas do Cerrado Brasileiro.

23/9 - Apresentação de Palestra sobre a Tese: “A Contribuição de Zoológicos Paulistas para a Concepção de Recintos Educadores para Conservação de Onças Pardas”, no auditório do Centro de Educação Ambiental do Parque, ministrado por Sara Monise de Oliveira (Doutoranda em Ciências – Ecológia e Recursos Naturais).

24/9 - Palestra sobre os trabalhos sócio-ambientais desenvolvidos por Jardins Zoológicos na Universidade Federal de São Carlos Campus de Araras/SP. 

Informações no Parque Ecológico "Dr. Antonio T. Vianna", que fica à Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2, ou pelos telefones 16-33614456 / 33612429 ou pelo e-mail pesc@pesc.org.br.

Leia Também

Últimas Notícias