quarta, 24 de abril de 2024
Pet animais

Parque Ecológico de São Carlos faz votação para escolher o nome do filhote de Cervo do Pantanal

29 Mai 2019 - 20h09
Parque Ecológico de São Carlos faz votação para escolher o nome do filhote de Cervo do Pantanal -

A equipe do Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está realizando uma eleição, por meio das redes sociais, para a escolha do nome do filhote de cervo do pantanal (Blastocerus dichotomus) que nasceu em São Carlos no último mês de março.

As opções são: Kûara que em tupi significa sol; Suaçuetê que significa cervo e Atã que significa forte. Para votar basta acessar o https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2123282471127785&id=162444630544922&__tn__=%2As%2As-R. A votação se encerra no dia 6 de junho.

Esse é o 16º filhote da espécie que nasce em cativeiro em 20 anos de trabalho na reprodução de espécies ameaçadas no Parque Ecológico de São Carlos. O cervo do pantanal é uma espécie ameaçada de extinção que vem sofrendo séria redução em seu habitat, especialmente relacionado ao fechamento de usinas hidrelétricas, afetando de maneira importante as populações remanescentes.

A gestação dura entre 251 e 271 dias, e as fêmeas dão à luz um filhote por vez. Os cascos do cervo do pantanal podem ficar completamente abertos e as duas metades em que eles se dividem se mantêm unidas por uma membrana interdigital. Esses cascos evitam que o animal afunde no lodo. A galhada bifurcada tem cinco pontas em cada haste. São muito ariscos e se escondem durante o dia. A espécie se alimenta de capim, juncos e plantas aquáticas. O cervo frequentemente entra na água.

“É uma fêmea que daqui um ano, antes de atingir a idade reprodutiva, será encaminhada para outra instituição. O nosso Parque é um exemplo para os demais e um orgulho para nós são-carlenses. Vamos continuar trabalhando no sentido de oferecer condições para esse importante trabalho de preservação”, conclui Fernando Magnani,diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria de Serviços Públicos, pasta responsável pelo Parque.

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30, inclusive aos feriados. Outras informações podem ser obtidas pelo email pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 ou 3361-4456.

Leia Também

Últimas Notícias