sexta, 19 de abril de 2024
Pet animais

Jibóia Jeruza do Parque Ecológico vai se aposentar

07 Mai 2015 - 20h45
0 - 0 -

Uma das personagens mais famosas do Parque Ecológico de São Carlos, a Jibóia Jeruza, vai ganhar a aposentadoria, após mais de 20 anos de trabalhos educacionais no local. A jibóia chegou ao Parque em abril de 1995, ainda jovem, debilitada e com um grande machucado. Encontrada na área rural do município, pode ter sofrido um acidente com algum implemento agrícola, porém nunca se descobriu a origem do ferimento. 

"Da forma como estava, precisava de muita atenção, e foi diversas vezes manipulada para curativos e procedimentos veterinários, foi acostumando ao tato das pessoas e ficando dócil com isto. Recuperou-se, mas ficou muito mansa, impossibilitada de voltar à natureza, com isso descobrimos que ela tinha um grande potencial: o de ensinar", disse o administrador do Parque, Fernando Siqueira Magnani.  

Assim, a jiboia foi utilizada em aulas sobre répteis e animais peçonhentos (embora ela mesma não seja), conscientizou, educou e divertiu milhares de participantes e alunos. Foram dezenas de apresentações, e em todas, pessoas que tinham medo de serpentes, descobriram junto com a Jeruza que a maioria delas não faz nenhum mal, apenas cumpre seu papel na natureza, o de ser eficiente predador de pragas.  

Os técnicos, tratadores, ex-voluntários e ex-estagiários ao longo destas duas décadas têm a certeza de que os trabalhos desenvolvidos com a Jiboia salvaram de forma indireta outras milhares de serpentes, que deixaram de ser mortas devido ao desconhecimento. Considerada hoje uma "Embaixadora" das serpentes, Jeruza vai parar e ter seu merecido descanso, deixando que outras serpentes mais novas cumpram o seu papel de educadora. Para se despedir, a Jibóia Jeruza irá participar de uma ultima atividade educativa no próprio Parque Ecológico nos dias 16 e 17 de maio de 2015. 

Programação:

-16 de maio (sábado) 9h às 10h: Manejo da Jiboia Jeruza e Simulação de Acidente Ofídico;

-10h às 11h: Atividade Manual para Crianças;

-11h às 12h: Manejo da Jiboia Jeruza e Simulação de Acidente Ofídico;

-13h às 14h: Atividade Manual para Crianças;

-14h às 15h: Manejo da Jiboia Jeruza e Simulação de Acidente Ofídico;

-15h00 as 16h00: Atividade Manual para Crianças;

-17 de maio (domingo) 9h as 10h: Manejo da Jibóia Jeruza e Simulação de Acidente Ofídico;

-10h às 11h: Atividade Manual para Crianças;

-11h às 12h: Manejo da Jiboia Jeruza e Simulação de Acidente Ofídico;

-13h às 14h: Atividade Manual para Crianças;

-14h às 15h: Manejo da Jiboia Jeruza e Simulação de Acidente Ofídico;

-15h às 16h: Atividade Manual para Crianças;

-16h às 17h: Manejo da Jiboia Jeruza e Simulação de Acidente Ofídico.

O Parque Ecológico Municipal é aberto para visitação pública de terça-feira a sábado, das 8h ás 16h30, domingo, das 8h ás 17h30. O Parque não cobra a entrada. Mais informações pelos telefones 16-33614456 / 33612429 ou pesc@pesc.org.br.

Leia Também

Últimas Notícias