sábado, 20 de abril de 2024
Vacina antirrábica

Ibaté vai vacinar cães e gatos na próxima semana

17 Abr 2020 - 17h55Por Da Assessoria de Imprensa
Ibaté vai vacinar cães e gatos na próxima semana - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Centro de Controle de Zoonoses “João Trevizan”, da cidade de Ibaté, recebeu nessa semana, um pequeno lote de vacina antirrábica para aplicação em cães e gatos.

De acordo com a médica veterinária e responsável pelo CCZ, Dra. Claudia Boschilia, são 250 doses da vacina que estarão à disposição dos animais, de quarta-feira (22) até sexta-feira (24). “Após abertas, essas vacinas tem uma duração de três dias. Não podemos mantê-las abertas por muito tempo”, explicou.

A veterinária ressalta que será uma pequena campanha antirrábica. “Faremos de quarta a sexta-feira. Serão três dias para utilizarmos essas doses e não perdê-las”, afirmou.

Quem quiser vacinar seu cão ou gato, deve procurar o Centro de Zoonoses, localizado na Horta Municipal, das 13h às 17h, nos dias citados. 

Raiva

Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

 

Leia Também

Últimas Notícias