Menu
domingo, 24 de janeiro de 2021
Maldade do ser humano

Gatos e cães são envenenados na Vila São José

Até quarta-feira, 6, foram seis animais encontrados mortos, após se alimentarem com carne de peixe com chumbinho

07 Jan 2021 - 13h53Por Marcos Escrivani
Carne de peixe com chumbinho matou três gatos e dois cães na Vila São José - Crédito: DivulgaçãoCarne de peixe com chumbinho matou três gatos e dois cães na Vila São José - Crédito: Divulgação

Uma matança em série de cães e gatos ocorre na Vila São José, mais precisamente na rua Porto Rico, onde cinco animais de estimação foram envenenados: todos com o mesmo modus operandi: peixe com chumbinho.

Na tarde desta quinta-feira, 7, uma proprietária de um gatinho de cinco anos que atendia pelo nome de Simba conversou com a reportagem do São Carlos Agora.

Ela informou que seu gatinho foi encontrado morto na segunda-feira, 4. Na quarta-feira, 6, um cãozinho de um vizinho também amanheceu morto.

“No total foram três gatos e dois cães. E todos mortos após comerem carne de peixe com chumbinho”, disse a garota. “As cinco mortes ocorreram nas duas últimas semanas”, emendou. “Achamos a carne na garagem do vizinho e até em cima do telhado de casa”, concluiu.

MALDADE HUMANA

A jovem, emocionada, não escondeu estar revoltada. “No nosso bairro nunca teve disso. Sempre foi tranquilo e todos os bichinhos são caseiros, têm donos e não fazem mal a ninguém. Queria saber o que as pessoas que fazem isso, o que tem no coração”, questionou.

Transtornada, ela disse que procura junto a vizinhos imagens que possam levar a pessoas suspeitas que estejam cometendo este crime. “Vamos fazer boletim de ocorrência. Não concordo com este tipo de atitude”, resumiu.

PROIBIDO

O chumbinho, como é conhecido no Brasil, é um produto clandestino irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo. O agrotóxico Aldicarbe (carbamato Aldicarb) figura como o preferido pelos contraventores, encontrado em cerca de 50% dos ‘chumbinhos’ analisados, a outra metade são organofosforados diversos.

O Fluoroacetato de sódio também é vendido ilegalmente com esta mesma denominação, embora em Portugal seja conhecido pelo codinome composto 1080. A Anvisa afirma que a matéria prima para este produto vem de roubo de carga ou entrada ilegal de produtos químicos pela fronteira. Seu uso está relacionado intensamente a assassinatos, suicídios, e mortes por intoxicação acidental.

Pessoas ou animais que ingerem o chumbinho sentem fortes dores, anseiam vômitos e também perdem o sistema imunológico, além de prejudicar células e tecidos.

Estudos comprovam que seu uso como raticida não é eficiente. Apesar do rato, após comer o veneno, morrer bem próximo ao alimento envenenado. Os estudos do hábito dos ratos demonstram que, comumente, é o mais velho o primeiro a se alimentar, e, logo que ele morre, os mais novos rejeitam o alimento, sendo então aconselhável os anticoagulantes registrados na Anvisa, que, apesar de provocarem uma morte mais lenta, permitem uma maior abrangência do veneno. (Wikipedia)

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias