quarta, 24 de abril de 2024
Maldade do ser humano

Gatos e cães são envenenados na Vila São José

Até quarta-feira, 6, foram seis animais encontrados mortos, após se alimentarem com carne de peixe com chumbinho

07 Jan 2021 - 13h53Por Marcos Escrivani
Carne de peixe com chumbinho matou três gatos e dois cães na Vila São José - Crédito: DivulgaçãoCarne de peixe com chumbinho matou três gatos e dois cães na Vila São José - Crédito: Divulgação

Uma matança em série de cães e gatos ocorre na Vila São José, mais precisamente na rua Porto Rico, onde cinco animais de estimação foram envenenados: todos com o mesmo modus operandi: peixe com chumbinho.

Na tarde desta quinta-feira, 7, uma proprietária de um gatinho de cinco anos que atendia pelo nome de Simba conversou com a reportagem do São Carlos Agora.

Ela informou que seu gatinho foi encontrado morto na segunda-feira, 4. Na quarta-feira, 6, um cãozinho de um vizinho também amanheceu morto.

“No total foram três gatos e dois cães. E todos mortos após comerem carne de peixe com chumbinho”, disse a garota. “As cinco mortes ocorreram nas duas últimas semanas”, emendou. “Achamos a carne na garagem do vizinho e até em cima do telhado de casa”, concluiu.

MALDADE HUMANA

A jovem, emocionada, não escondeu estar revoltada. “No nosso bairro nunca teve disso. Sempre foi tranquilo e todos os bichinhos são caseiros, têm donos e não fazem mal a ninguém. Queria saber o que as pessoas que fazem isso, o que tem no coração”, questionou.

Transtornada, ela disse que procura junto a vizinhos imagens que possam levar a pessoas suspeitas que estejam cometendo este crime. “Vamos fazer boletim de ocorrência. Não concordo com este tipo de atitude”, resumiu.

PROIBIDO

O chumbinho, como é conhecido no Brasil, é um produto clandestino irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo. O agrotóxico Aldicarbe (carbamato Aldicarb) figura como o preferido pelos contraventores, encontrado em cerca de 50% dos ‘chumbinhos’ analisados, a outra metade são organofosforados diversos.

O Fluoroacetato de sódio também é vendido ilegalmente com esta mesma denominação, embora em Portugal seja conhecido pelo codinome composto 1080. A Anvisa afirma que a matéria prima para este produto vem de roubo de carga ou entrada ilegal de produtos químicos pela fronteira. Seu uso está relacionado intensamente a assassinatos, suicídios, e mortes por intoxicação acidental.

Pessoas ou animais que ingerem o chumbinho sentem fortes dores, anseiam vômitos e também perdem o sistema imunológico, além de prejudicar células e tecidos.

Estudos comprovam que seu uso como raticida não é eficiente. Apesar do rato, após comer o veneno, morrer bem próximo ao alimento envenenado. Os estudos do hábito dos ratos demonstram que, comumente, é o mais velho o primeiro a se alimentar, e, logo que ele morre, os mais novos rejeitam o alimento, sendo então aconselhável os anticoagulantes registrados na Anvisa, que, apesar de provocarem uma morte mais lenta, permitem uma maior abrangência do veneno. (Wikipedia)

Leia Também

Últimas Notícias