Menu
domingo, 22 de setembro de 2019
Pet animais

Filhote de bugio vermelho nasce no Parque Ecológico

23 Ago 2019 - 19h13
Filhote de bugio vermelho nasce no Parque Ecológico -

O Parque Ecológico “Drº Antônio Teixeira Vianna” tem um novo morador: um filhote de bugio vermelho (Alouatta guariba clamitans). Ele nasceu no dia 20 de julho com 200g. Esse é o primeiro filhote da espécie que nasce em São Carlos.

Os quatro bugios vermelhos da Mata Atlântica que estão no Parque Ecológico de São Carlos foram resgatados da natureza em situação de risco, passaram por um centro de triagem, foram agrupados e formaram família. Ano passado ganharam um novo recinto, dividido em duas áreas e interligado por uma passagem de fauna, uma espécie de “passarela” para animais.

 “Eles não são da mesma família, foram forçados pelas condições, já que cada um foi resgatado em diferentes regiões de São Paulo, a formar essa família. Em 2018 os quatro bugios do Parque foram transferidos para o novo recinto. A nossa ideia foi dar o máximo de liberdade para o animal com segurança, inovando nos conceitos de abrigos para essa espécie. E o resultado foi a reprodução de uma espécie ameaçada pela perda e fragmentação do habitat, o primata é classificado como “Criticamente em Perigo”, categoria anterior à “Extinto”. O resgate deu certo, a recuperação deu certo e o agrupamento deu certo”, comemora o diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal as Secretaria de Serviços Públicos, Fernando Magnani.

“Além de um recinto adequado, os animais do Parque recebem alimentos preparados de forma especial pelos tratadores e o carinho dos visitantes. Parabéns a equipe do Parque”, agradeceu Mariel Olmo, secretário de Serviços Públicos.

 

Bugios - São animais sociais, vivendo em grupos familiares, geralmente, de 3 a 15 indivíduos, mas podendo chegar a 40 indivíduos, sempre liderados por um macho. Das relações sociais praticam a catação entre os indivíduos como forma de estreitar laços e demonstrar submissão. A reprodução acontece o ano inteiro e a gestação dura, aproximadamente, 5 meses, nascendo normalmente apenas 1 filhote. Este filhote ficará sob os cuidados da mãe até tornar-se independente. A alimentação é basicamente de folhas, mas ingerem flores e frutos.

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30, inclusive aos feriados. Outras informações podem ser obtidas pelo email pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 ou 3361-4456.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias