Menu
segunda, 29 de novembro de 2021
Outubro Rosa Pet

Diagnóstico precoce é fundamental para tratamento do câncer de mama em pets

21 Out 2021 - 11h31Por Redação São Carlos Agora
Diagnóstico precoce é fundamental para tratamento do câncer de mama em pets - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

O mês de outubro é conhecido como um período de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama em mulheres. No entanto, pouco se fala sobre a alta incidência dessa doença em cães e gatos. Um levantamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária mostra que o câncer de mama atinge cerca de 45% das fêmeas caninas e 30% das fêmeas felinas.

Pensando nessa estimativa alarmante, a CEDIMVET se reuniu com veterinários oncologistas do município, Anneliese Baetz Buzatto, Filliphe Santos Barros e Silvana Alvares de Oliveira, e juntos, elaboraram um evento de conscientização inédito no município.

Denominada “Outubro Rosa Pet”, a ação será realizada no próximo sábado (23/10), das 9h às 12h, na FESC, na Vila Nery (Campo do Rui), com apoio da Prefeitura de São Carlos, UNICEP, vereador Marquinho Amaral e Agropecuária Espaço Animal.

O veterinário da CEDIMVET, Odair Carlos Confella Jr, afirma que na ocasião, os veterinários oncologistas falarão sobre as principais formas de prevenção, qual a importância de obter um diagnóstico rápido e principalmente, de desenvolver o tratamento mais adequado. Haverá esclarecimento de dúvidas para a população”, resume Odair Confella Jr.

Anneliese Baetz Buzatto, Filliphe Santos Barros e Silvana Alvares de Oliveira são unânimes em afirmar que o câncer de mama é especialmente comum em fêmeas não castradas. “A castração reduz em mais de 99% o risco nas cadelas e em 91% nas gatas. Porém, é importante salientar que o benefício da castração na prevenção é observado quando realizada até o segundo cio da cadela. Sendo assim, é essencial que o tutor procure o veterinário para avaliar qual o melhor período”, alerta Silvana Alvares de Oliveira.

Segundo Anneliese Baetz Buzatto, os animais de todas as raças estão sujeitos a desenvolver esse câncer, sobretudo os que têm mais de 5 anos de idade. “Assim como nos humanos, o câncer de mama também pode ocorrer nos machos, embora seja menos comum”, pondera Anneliese.
Já Filliphe Santos Barros afirma que cadelas que desenvolveram gravidez psicológica, fêmeas que ingeriram anticoncepcionais ou vacinas anti-cio também são mais propensas a desenvolver a doença, assim como os pets com sobrepeso”, conclui o veterinário oncologista.

Marquinho Amaral disse que foi procurado pelo veterinário Odair Carlos Confella Jr e que se juntou a causa por entender a importância do evento. “A alta incidência de tumores nas mamas em animais de estimação torna cada vez mais necessária a conscientização de tutores sobre prevenção, diagnóstico e tratamento”.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias