Seja Mais

O poder da autoconsciência

27 MAR 2018 • POR (*) Ju Ferraz • 04h53

Você se considera uma pessoa autoconsciente?

A autoconsciência é a capacidade de se conhecer e perceber a si mesmo. É o grau de visibilidade do Eu para se autoenxergar e se autoconhecer.

Segundo Daniel Goleman, famoso autor do livro “Inteligência Emocional e Foco”, autoconsciência significa uma compreensão profunda das próprias emoções, forças, fraquezas, necessidades e impulsos, e é entendida como o primeiro componente da inteligência emocional.

A autoconsciência se manifesta pela compreensão que uma pessoa tem de seus próprios valores e metas, ou seja, ela sabe para onde está indo e porquê. Ela conhece suas forças e limitações, se sente à vontade ao falar sobre ela e é humilde para assumir quando precisa de ajuda.

Uma pessoa sem autoconsciência, tende a tomar decisões que trazem agitação interior, pois passam por cima de seus próprios valores.

E COMO DETECTAR A AUTOCONSCIÊNCIA?

Se você age com franqueza, se autoavalia realística e constantemente, fala com precisão e abertamente sobre suas emoções, vive sem culpa e em paz consigo mesmo, provavelmente você é autoconsciente. Pessoas com bom nível de autoconsciência são honestas consigo e com outros, pois reconhecem como seus sentimentos afetam a si próprio, as outras pessoas.

Quem não tem autoconsciência, se aumenta ou se diminui diante das pessoas, vive porque está vivo, vai à escola, ao trabalho, frequenta uma religião, mas porque cresceu ouvindo que teria que fazer isso e o faz sem questionar, sem olhar para suas vontades, para o que realmente é importante para si. São pessoas frustradas, inseguras e quase sempre projetam toda a responsabilidade de sua derrota no outro. Tornam-se pessoas inconscientes que não aprenderam a olhar para dentro de si em busca de respostas para solucionar seus problemas ou desafios.

Nós aprendemos a somar, dividir, analisar problemas externos, mas não aprendemos o mais importante: resolver os problemas internos, do nosso Eu.

Mas, e como lidar com as nossas emoções e frustrações? Como desenvolvermos nossa mente para entender o quanto somos capazes?

A resposta é uma só, autoconhecer-se imediatamente. Quanto mais rápido você conhece sua real essência como ser humano, mais rápido você supera qualquer desafio que possa lhe aparecer diante da vida.

Enquanto não tomarmos consciência e entender a importância de conhecer nossas forças, fraquezas, limites, real capacidade; a humanidade continuará formando seres ansiosos, inseguros, doentes, tratando a consequência de um problema com remédios, em vez de tratar a causa, onde tudo inicia.

E você, já se conhece o suficiente para autoresponsabilizar-se pelos seus pensamentos e ações? Ou ainda se encontra fugindo das próprias responsabilidades culpando o outro por não ter conseguido o que tanto quer?

Seja determinado(a) a autoconhecer-se, a expandir sua mente ao novo. Quando isso acontece, não só você é beneficiado(a), mas toda sua família, sua vida profissional flui como nunca, seu relacionamento torna-se o melhor, sua espiritualidade lhe faz mais forte, melhora sua qualidade de vida, e, você realmente sentirá uma paz gigantesca em sua alma.

Aproveite as oportunidades e curta todos os momentos de felicidade que vier com o desenvolvimento de sua autoconsciência.

(*) A autora é Coach, Palestrante, Analista Comportamental DISC, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: Facebook: /juferrazcoachpalestrante. Email: juferrazcoach@gmail.com