Colunistas

Artigo Antonio Fais: SEXTA CULTURAL - Dica de Filme

Afinal, que é o tempo?

16 FEV 2018 • POR (*) Antonio Fais • 13h40
Foto: Divulgação

O Feitiço do Tempo ou O Dia da Marmota (The Groundhog Day) é um daqueles histórias que reúne tudo em um filme só: comédia, ficção científica, romance, aventura, suspense, emoção, risos e lágrimas.

Estrelado por Bill Murray e Andie MacDowell, é um dos clássicos do cinema. A história se passa na cidade de Punxsutawney, na Pensilvânia, em que Murray personifica um presunçoso e arrogante meteorologista da tevê que é escalado para a cobertura do tradicional Dia da Marmota (2 de fevereiro); ele, contudo, fica preso numa armadilha temporal que o faz reviver o mesmo dia vezes sem fim; embora no começo ele aproveite a repetição para agir de forma oportunista, acaba ficando cansado em ter de sucessivamente acordar ao som de I Got You Babe de Sonny & Cher; no processo repetitivo termina por aproveitar a oportunidade para se melhorar como pessoa, e finalmente conquistar a personagem vivida por Andie MacDowell.

Novamente, como quase todos os filmes que eu recomendo, é um filme sobre aprendizagem que vale a pena ser assistido em conjunto com toda a família. Vale assistir a este filme duas vezes ou mais, pois você vai descobrir detalhes que não percebe de primeira.

Vale destacar a direção e roteiro de Harold Ramis a partir do enredo de Danny Rubin.

É um daqueles filmes que vai estar presente em qualquer lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos.

Antonio Fais, graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Carlos. Na década de 1980, criou e implantou os primeiros cursos de Informática do SENAC-SP. Escritor, graduou-se também em Filosofia, especializando-se em linguagem e aprendizagem. Realiza formações para professores e empresas em comunicação, linguagem, literatura e escrita criativa.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.