Colunistas

PRÓXIMA VIAGEM: Templo Zu Lai - Turismo religioso no interior de São Paulo

20 JAN 2018 • POR (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha • 02h45
Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha

No último artigo comentei sobre o Centro de Meditação Kadampa Brasil, que segue a linha budista. Em Cotia, na Grande São Paulo, o budismo também é representado por outro local religioso: o Templo Zu Lai

O Templo Zu Lai de Cotia é o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina e foi inaugurado em 5 de outubro de 2003, em uma cerimônia de consagração feita pelo Venerável Mestre Hsing Yun, que viera ao Brasil especialmente para a cerimônia.

O templo impressiona pela sua beleza arquitetônica, como pela grande quantidade de escultura ao longo de um lindo jardim. Internamente, existe um átrio por onde chegam os visitantes que sobem uma escada no 2º piso, até o local de meditação e outras atividades, além de duas estátuas gigantes de Buda, mas nem todos os locais são acessíveis a visitação, apenas para frequentadores assíduos.

O templo oferece várias atividades, como a "Meditação Chan", praticada e ensinada pelo Buda Shakyamuni, que tem suas raízes na Índia, "Meditação e Estudo Darma", cursos como Kung Fu e Tai Chi Chuan, cerimônias, palestras públicas, retiros, Xiu Xing e vivências.

VISITAÇÃO E CONTATOS

Os passeios individuais ou em família não precisam ser agendados, mas em grupos acima de 1 pessoas é necessário um agendamento prévio, sobretudo para visitas guiadas. O horário de funcionamento para visitação é de terça à sexta-feira das 12h às 17h, e domingos e feriados das 9:30 às 17h. O templo não abre de segunda-feira. O acesso ao templo e estacionamento são gratuitos.

O templo fica na Estrada Fernando Nobre, 1461, no acesso pelo km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares, em Cotia.

Mais informações, entre no site: www.templozulai.org.br

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no meu canal no youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.  

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Eduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 41 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 18 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.