Cidade

Professor da UFSCar participa da tradução de livro clássico na área de Hidrogeologia

26 DEZ 2017 • POR Redação • 02h40
Foto: Arquivo/SCA

O professor Erich Kellner, do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), integrou equipe que realizou a tradução do livro Groundwater, de R. Allan Freeze e John A. Cherry, o maior clássico da Hidrogeologia mundial. A tradução foi realizada em crowdsourcing (mutirão), com a participação de mais de 200 voluntários. O livro, que recebeu o título "Água Subterrânea", foi finalizado em pouco mais de dois meses.

Groundwater foi publicado originalmente em 1979, vendeu mais de 500 mil exemplares em todo o mundo e é utilizado como referência até hoje. A publicação também deu origem a um grande projeto mundial de ensino de Hidrogeologia de forma gratuita pela Internet. Mais de 80 novos capítulos estão sendo produzidos por um grupo com nomes de destaque na área, liderados por John Cherry, além de videoaulas e outros materiais.

A tradução da obra para o Português foi a primeira a ser finalizada. O livro está dividido em 11 capítulos que tratam de assuntos específicos da área de Hidrogeologia, como propriedades e princípios físicos e químicos da água subterrânea; água subterrânea e o ciclo hidrológico; evolução química das águas subterrâneas naturais; avaliação de recursos hídricos subterrâneos e contaminação de águas subterrâneas.

O livro na versão em Português está acessível para download gratuito no site do Instituto Água Sustentável, em www.aguasustentavel.org.br.