Política

Professor Dorival Milani recebe título de “Cidadão Benemérito de São Carlos” nesta sexta-feira

8 DEZ 2017 • POR Redação • 08h07
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira, 8, às 19h30, uma sessão solene para entrega do título de "Cidadão Benemérito de São Carlos" ao Professor Doutor Dorival Marcos Milani, diretor geral do Centro Universitário Central Paulista (Unicep), concedido "em reconhecimento à sua notável contribuição ao desenvolvimento do município". A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, vereador Julio Cesar (Democratas), por meio do Decreto Legislativo 891, aprovado por unanimidade pelos vereadores.

"Este merecido reconhecimento vem enaltecer a dedicação de uma personalidade de expressiva atuação no meio acadêmico como professor, pesquisador e gestor reconhecido por sua competência e entusiasmo", disse o vereador Julio Cesar.

São-carlense, nascido em 24 de março de 1942, filho de Ettore Milani e Anna Lorandi Milani, o professor Dorival Marcos Milani é casado com Jaciara Maria Carvalho Milani, pai de três filhos - Maurício, Simone e Francine - e avô de quatro netos - Henrique, Luca, Luigi e Felipe. Possui gradução em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento também pela USP.

Professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desde 2005 é o Diretor Geral do Unicep, onde exerceu a coordenação de cursos de Pós Graduação nas áreas de Informática, Segurança e Hotelaria. Editor Associado da Revista Multiciência, Coordenador de Comitê de Ética em Pesquisa, Coordenador do Comitê de Pesquisa Animal, seu currículo inclui atuação como dirigente e líder no Diretório de Grupo de Pesquisa no CNPq e de como consultor "Ad hoc" de instituições de fomento à pesquisa.

Nos anos 1960 trabalhou no Instituto de Educação Dr.Álvaro Guião e nas escolas estaduais Fulvio Morganti em Ibaté, José Cruz em Itirapina e João Batista Leme em Rio Claro. Atuou ainda na Universidade São Francisco e na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita como professor-pesquisador e, respectivamente, como vice chefe de departamento e coordenador de pós graduação Latu Sensu.

No Centro Universitário Central Paulista, o professor Dorival Marcos Milani iniciou em 1995, convidado pelos professores Osvaldo Ienco e Antonio Carlos Vilela Braga, empreendedores da mantenedora da instituição, a Associação de Escolas Reunidas, fundada em 1972.

Milani afirmou que recebe o título de Cidadão Benemérito como "um ato de profunda demonstração de consideração e de afeto". Observou que em sua vida profissional sempre teve os princípios da determinação, fé, entusiasmo e coragem. "Creio que a homenagem é um reconhecimento à maneira como pautei a minha vida", ressaltou, referindo-se à atuação na UFSCar como professor e pesquisador, na USP onde fez toda a sua capacitação profissional como também na Unesp, e quando foi convidado pela Unicep para realizar uma transformação no ensino da instituição em São Carlos e região."Com meus princípios, sei que você planta arvore, ela vai florescer, como muitas florescem em muitos lugares no Brasil e no mundo", constata.

Dorival Marcos Milani ingressou na Unicep como consultor quando o então Centro de Ensino Superior de São Carlos (Cesusc) contava com apenas seis cursos. Ele contribuiu decisivamente com os projetos de expansão dos professores Braga e Ienco, que pretendiam transformar o centro em uma universidade. A partir de 1997, quando um decreto governamental mudou o panorama, foi criado o Centro Universitário com os mesmos direitos e com responsabilidade de fazer um ensino de qualidade. A mantenedora então optou por refazer o projeto e transformou a faculdade em Centro Universitário. Atualmente, graças ao trabalho do professor Milani e dos dirigentes da mantenedora o Unicep conta com 25 cursos. O plano de desenvolvimento institucional de 2017 a 2021 projeta maior crescimento e contempla a criação de novos cursos no período.