Entretenimento

Músico são-carlense Pardinho recebe homenagem de alunos de jornalismo

História e carreira do músico foram tema de TCC defendido pelos alunos na noite de quinta-feira, 30

4 DEZ 2017 • POR Redação • 15h09
Foto: Daniele Parra

O músico são-carlense Pardinho, que fez sucesso ao lado de Tião Carreiro, foi homenageado na noite de quinta-feira, 30, no Salão Nobre da Universidade de Araraquara (Uniara). Tema de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o projeto foi defendido por alunos do curso de Jornalismo da instituição, que resgataram o talento do artista, que deixou um grande legado na história da música caipira.

O trabalho foi elaborado no formato de uma Série de Reportagens Radiofônica, intitulado "Pardinho: A Voz e Coração", dividido em cinco capítulos, de seis minutos. A direção ficou por conta dos alunos Andressa Paula e Murilo César, reportagem de Júlia Franchi e a locução com Sidney Prado. O objeto de estudo teve a orientação da Professora Luciane do Valle. O trabalho contextualizou e documentou a história do nascimento de Antônio Henrique de Lima, o Pardinho para música.

Um dos alunos deste projeto, Sidney Prado, nos conta que o objetivo do documentário foi contribuir no sentido cultural, histórico e social com a comunidade: "Para contarmos a carreira e trajetória de Pardinho na música, e passarmos por momentos históricos da vida do artista, foi preciso que buscássemos informações que ainda não haviam sido divulgadas pela imprensa", destacou.

 Sendo assim, os alunos recorreram aos familiares, amigos e cantores que conviveram ou que se inspiram em Pardinho. Júlia Franchi destaca que o trabalho é uma lição de vida e de como fazer a diferença profissional: "Pardinho era uma pessoa cativante, humilde e simples, consolidou sua carreira ao lado de Tião Carreiro, e juntos fizeram com que a música caipira se espalhasse por todos os cantos. O sucesso de Tião Carreiro e Pardinho foi tanto que, até hoje, grandes e novos artistas têm como inspiração os Reis do Pagode", concluiu.

A história e a carreira feita com honestidade, moralidade e principalmente com amor à profissão foi bem detalhada pelos alunos durante a defesa. Os alunos Andressa Paula e Murilo César, acreditam que o formato faz com que as pessoas possam viver a história que está sendo contada. "Os capítulos trataram sobre diversos assuntos a respeito da vida do cantor: sobre família, curiosidades a respeito da personalidade de Pardinho, a dupla com Tião Carreiro, outros parceiros e o legado deixado por ele. Resgatar essa história, é preservar a cultura caipira", disseram.

Lucília Pires de Lima, esposa de Pardinho, e Rosangela Lima, a filha do cantor, estiveram presentes no evento e se emocionaram com o trabalho realizado pelos alunos. "Fico emocionada com uma homenagem desta magnitude para o meu pai. O trabalho está lindo.  Agradeço a cada um deles que se empenharam para este brilhante resultado. Não tenho palavras para agradecer ", disse Rosangela.

A banca do projeto foi composta pela jornalista Kelly Sanches de Godoy e pelo jornalista e radialista, Neivaldo Benedito dos Santos (Nei Santos).