Política

Roselei Françoso pede informações sobre o programa de alfabetização Mova São Carlos

29 NOV 2017 • POR Redação • 12h40
Foto: Arquivo/SCA

O vereador Roselei Françoso (Rede) apresentou requerimento solicitando varias informações da Prefeitura a respeito do Mova São Carlos - Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos. Roselei pede informações sobre prazo de vencimento e renovações das parcerias e convênios firmados, bem como da perspectiva de melhorar o atendimento e também o apoio aos professores.

O vereador afirma que, segundo informações do Censo de 2000, São Carlos possui cerca de oito mil jovens e adultos que nunca tiveram oportunidade de estudar. Desde 2002, este quadro vem sendo alterado através da participação de educadores populares em programas de alfabetização como Mova São Carlos e Brasil Alfabetizado.

Roselei destaca que a parceria com o governo federal, o Programa Brasil Alfabetizado, é um projeto que atua articulado com o Mova - Movimento de Alfabetizado de Jovens e Adultos e é destinado às pessoas acima de 15 anos que ainda não iniciaram a alfabetização.

"Temos recebido demandas de Santa Eudóxia, Aracê de Santa Antônio, Água Vermelha, Assentamento Santa Helena, Nova São Carlos e Capão das Antas," salienta o parlamentar.

O Mova possui hoje 11 salas de aula, atendendo 144 alunos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa. Essas salas estão distribuídas em diversas entidades como Acorde, Centro Comunitário do Antenor Garcia (2 salas), Crea - Centro POP, Comunidade Divina Misericórdia, ONG Formiga Verde, Pastoral São João Batista, Comunidade de Santa Rita de Cássia, Centro Comunitário Castelo Branco, Centro Comunitário São Carlos VIII e Comunidade Santa Madre Cabrine.