Cidade

Segurança será reforçada durante jogos e shows da Tusca

10 OUT 2017 • POR Redação • 08h47
Foto: Divulgação

A 38ª edição da Tusca - Taça Universitária de São Carlos, que tem início nesta quinta-feira, 12, e segue até domingo, 15, terá esquema de segurança e policiamento reforçados. Na última semana, reunião realizada entre a Policia Militar, Policia Rodoviária, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, fiscalização da Prefeitura [através da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano] e organização, definiu a operação especial para os quatro dias de evento envolvendo jogos, festas diurnas e eventos noturnos.

De acordo com informações do Major da PM Jeferson Lopes, o efetivo será reforçado e as atenções estarão voltadas para a fiscalização de trânsito, com o uso dos equipamentos como etilômetros/bafômetros. Patrulhas preventivas e ostensivas também serão realizadas com vistas ao uso e tráfico de entorpecentes, destacadamente nos bairros que receberão o maior número de estudantes. No âmbito do trânsito local, a PM irá contar com a atuação conjunta da Guarda Municipal.

A organização da TUSCA por sua vez, vem cumprindo com todas as exigências formuladas pelas autoridades judiciais, militares e municipais. No tocante ao transporte por exemplo, firmou contrato com uma cooperativa de vans cujos veículos estarão devidamente credenciados e com selos de identificação, os quais farão a logística dos estudantes tanto para os ginásios onde acontecerão as disputas esportivas, quanto para o local onde foi montada a estrutura das festas, na Avenida Faber, no bairro Jardim Nova São Carlos. As saídas e retornos acontecem em dois pontos: defronte a Arquitetura da USP e Rodoviária Municipal. O preço de cada trajeto será de R$ 5,00. O intuito é que os jovens se utilizem desse tipo de transporte coletivo, abrindo mão da direção de veículos particulares.

Há que se ressaltar ainda que embora mantido o nome, o 'Corso' será realizado em circuito interno e fechado, sem qualquer deslocamento pelas ruas de São Carlos. Acontecendo também na Avenida Faber, ele abrirá a confraternização entre os universitários participantes a partir das 14h da quinta-feira, com um aparato total de medidas protetivas.  

Quanto à segurança particular, aproximadamente 200 homens foram contratados só para atuação nos eventos diurnos e noturnos. Além desses, haverá seguranças também nos alojamentos e nas praças esportivas.  

No recinto onde acontecerão as festas e shows, um ambulatório médico estará funcionando com estrutura de ambulância e todo o atendimento necessário.  Neste ano, grupos de voluntários estarão atuando durante a realização da TUSCA, visando colaborar com o trabalho da organização no que diz respeito à atenção e cuidados com os universitários participantes, num processo de acolhimento. É o caso dos projetos "Eu Me Importo" e o da Aliança Bíblica Universitária - ABU São Carlos.

Campanhas de conscientização por parte das Atléticas organizadoras - Federal e CAASO - foram e estão sendo realizadas no pré-evento com forte apelo de responsabilidade no trânsito e o respeito aos participantes. Envolveram aulas de defesa pessoal para mulheres, incentivo ao uso das vans para o transporte, combate ao machismo e respeito à orientação sexual, cor ou religião de cada um.

Do Plano de Segurança da TUSCA constam ainda alvarás emitidos pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Habitação, após rígida e criteriosa vistoria.

PROGRAMAÇÃO - o 'Corso' acontece a partir das 14h. Com duração que irá adentrar a madrugada (até as 2h), a principal atração do dia 12 será a apresentação do BONDE DO TIGRÃO que, irá realizar a gravação do seu DVD comemorativo aos 18 anos de carreira.  Leandro, Maurício e Carlos receberão seus convidados no palco da TUSCA, sendo eles Os Hawaianos, MC Sapão, Igor Kannario, Tckabum, Cidinho  e Doca, MC Serginho, David Brazil e Tati Quebra Barraco.

 A quinta-feira ainda terá Insane Trip, Quase Samba, Dan Castro e Bigode da Bahia com participação de João Mar. No palco Undergound se apresentarão no dia 12, Guarnieri, Doublez, Rav3n, Verardz e Cavalo.

Já a sexta-feira (13) é dia de "rebolar bem na sua cara" com Pabllo Vittar e Nego do Borel, além das presenças do Sr. Cuca e Guilherme Lopez.  No palco Undergound, a apresentação esperadíssima dos DJ's VINI VICI e mais 262, Taking Waves, Cevith, Visage Music, Inner Feeling. Aqui a festa acontece das 23h30 às 7h30.

No sábado (14), o palco Space será tomado pelo TRIBUTO A CHARLIE BROWN com as participações de Digão da Banda Raimundos; Marcelo da Banda Strike; Egypicio da Banda Tihuana e Tico Santa Cruz da banda Detonautas.  Tomate, Balaio de Gato e Tom Baratella completam a programação.

A lineup do palco Undergound para o sábado vem formada por Murillo Sobral, Deadshot, Rocksted, Cubestar Live, Nagash e Ladeira. Tudo isso das 23h30 às 9h30.

TENDAS - as festas diurnas na TENDA, acontecem das 14h às 20h na sexta-feira e sábado e, no domingo, das 16h às 22h, com atrações da região.

SERVIÇO:

TUSCA - https://www.facebook.com/tuscaoficial

By Me Guest (compra de ingressos)- https://goo.gl/GS1NBK

(Assessoria de imprensa Tusca)